InícioMaranhãoPrograma Trabalho Jovem faz capacitações no polo coureiro, em Governador Edison Lobão

Programa Trabalho Jovem faz capacitações no polo coureiro, em Governador Edison Lobão

Foram 120 capacitações, no âmbito do eixo cooperação estratégica (Foto: Arthur Costa)

Promover a movimentação econômica e a geração de emprego e renda por todo o Maranhão. Esse é um dos objetivos principais do Programa Trabalho Jovem, que nesta quarta-feira (11), realizou uma nova etapa: 120 capacitações, no âmbito do eixo cooperação estratégica, no Polo Governador Edison Lobão.

Depois do sucesso dos cursos oferecidos em São Luís, tanto no Polo do Coroadinho, quanto no Polo Itaqui-Bacanga, entre junho e julho deste ano – foram 400 certificados entregues nestas etapas – , a secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc) realizou mais capacitações no estado.

Em Governador Edison Lobão, foram ofertadas assessorias gratuitas aos polos de comércio, aos pequenos empreendimentos e, também, para a população de baixa renda da localidade. “Marketing em Vendas”, “Redes Sociais”, “Empreendedorismo”, “Vendas” e “Finanças” estiveram entre os temas oferecidos à comunidade.

O secretário Simplício Araújo, da Seinc, analisa que a atuação do programa Trabalho Jovem em Governador Edison Lobão é um importante passo tanto para o desenvolvimento do Sudoeste Maranhense quanto do Maranhão.

“A realização do Trabalho Jovem nesta região é uma forma de ampliar o horizonte da população, estimulando para o empreendedorismo e para que as pessoas possam enxergar a oportunidade que a cadeia produtiva do couro pode ter”, pontuou o secretário.

Certificados

A entrega dos 120 certificados foi realizada na Unidade Vocacional de Ribeirãozinho (Rua São João, nº 1997), em Governador Edison Lobão. A estudante Hellen Caroline parabenizou a Seinc pela realização da capacitação, ao destacar o impacto dos cursos na formação de empreendedores no município.

“Muitas pessoas ainda não entendem a empreender e nem a como começar suas empresas. Projetos como esse ajudam a gente a ter uma noção no que a gente está entrando e em como podemos desenvolver isso. Esperamos que os jovens alcançados aqui possam expandir os seus negócios”, analisou a estudante.

Mentora de Marketing e Vendas e Redes Sociais do Trabalho Jovem, a empresária Lívia Guerra elogiou a oferta de oportunidades e possibilidades do programa à comunidade.

“Eu acho um processo muito interessante, pois ele incentiva o crescimento da economia, e também que outras pessoas possam concorrer igualmente. Em Governador Edison Lobão, fizemos a adaptação de acordo com a cultura e a cadeia produtiva da cidade, e percebemos a grande receptividade do público e o interesse em trabalhar”, concluiu.

Trabalho Jovem

Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos e disponibiliza 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315445">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA