
Como parte da programação do Setembro Amarelo, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou, na terça-feira (14), uma palestra sobre plantas medicinais com foco na saúde mental. A palestra teve como tema “Plantas Medicinais Adjuvantes na Saúde Mental” e foi ministrada pela farmacêutica Kallyne Bezerra, coordenadora estadual do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão.
A palestrante contou como plantas como melissa, alecrim, colônia e folha do alface podem apresentar bons resultados contra a ansiedade, a insônia e outros problemas agravados pela pandemia. “As plantas medicinais no contexto da saúde mental têm sido o carro chefe para muita gente, porque as plantas trazem menos efeitos colaterais e não causam dependência. A intenção é mostrar a utilização correta de plantas para ansiedade, depressão, insônia, entre outros problemas”, explicou Kallyne.
Ricardo Costa foi um dos colaboradores que participaram da palestra. “Essa palestra veio para reforçar a importância de termos uma saúde plena. A EMSERH está de parabéns pela iniciativa. Aprendemos muito sobre as plantas medicinais”, elogiou.
A diretora de Recursos Humanos da EMSERH, Janyr Carvalho, explicou a importância da iniciativa. “Esse é um assunto que a gente precisa tratar com cuidado, olhar o próximo, ouvir, falar abertamente. A EMSERH é sensível ao tema. Já trouxe outras vezes essa temática para os nossos colaboradores e vamos continuar trazendo porque é de fundamental importância para todos nós”, destacou.
O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=319226">>