InícioMaranhãoPrevenção da hipertensão arterial é tema de roda de conversa para pacientes...

Prevenção da hipertensão arterial é tema de roda de conversa para pacientes na Policlínica do Idoso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira (26), roda de conversa alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial na Policlínica do Idoso. Os profissionais da equipe multidisciplinar (enfermagem, nutrição e fisioterapia) orientaram os usuários do serviço sobre os cuidados que os hipertensos precisam ter com alimentação, a prática de atividade física, aferição da pressão diariamente e participaram de alongamento.

Enquanto aguardava atendimento na triagem da unidade de saúde, o aposentado João de Deus, de 71 anos, natural de Cajapió, aferiu a pressão arterial e explicou os cuidados diários que precisa tomar por conta da doença. “Já tomo remédio há muito tempo para pressão alta. Com essa doença não podemos relaxar, quanto mais cedo a gente tomar providência melhor, temos que procurar a consulta, porque piora a situação demais”, alertou o aposentado.

Maria de Nazaré Fonseca Ferreira de São Luís, de 66 anos, lembrou que qualquer sinal do corpo, ela já procura atendimento médico. “Eu já fico preocupada, quando escuto alguém falando que a pressão aumentou, por isso eu decidir procurar medir a pressão [arterial] e consultar para saber qual medicação devo tomar e se preciso for, receber encaminhamento para exame. Quem se cuida, dura mais tempo”.

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial na Policlínica do Idoso (Thiago Nascimento)

A unidade de saúde oferta serviços de consulta em geriatria e cardiologia, porta de entrada para outras 10 especialidades médicas, além de outros serviços de abordagem multidisciplinar e terapêutica.

A supervisora da equipe multidisciplinar, fisioterapeuta Isabella Sena pontuou os serviços. “Os pacientes hipertensos atendidos na nossa unidade, depois que passam pelas especialidades da geriatria e cardiologia, recebem orientações nutricionais. Além disso, fazem fisioterapia no ginásio terapêutico e realizam atividade física, de alongamento, e a equipe de enfermagem durante a triagem passa todas as orientações sobre aferição arterial que precisam ser realizada periodicamente e ter um medidor em casa para fazer o acompanhamento”.

A hipertensão (pressão alta) é uma condição médica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra de forma consistente elevada, podendo sobrecarregar o coração e danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de complicações cardiovasculares graves, como doença cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

De acordo com Ministério da Saúde, aproximadamente 24% dos brasileiros com mais de 18 anos têm pressão alta. Essa proporção aumenta significativamente com a idade, nas pessoas com mais de 60 anos e menos de 65 anos, chega a 47%, e atinge pelo menos seis a cada dez indivíduos com mais de 75 anos.

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial na Policlínica do Idoso (Thiago Nascimento)

A sociedade brasileira de cardiologia, têm alertado para o número expressivo de casos, uma vez que entre a população adulta tende a aumentar ainda mais a incidência a doença. A entidade lançou novas orientações para o diagnóstico da hipertensão arterial, a partir de agora, as pessoas devem realizar verificações regulares da pressão, especialmente aquelas com fatores de risco, com histórico familiar, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

A Policlínica do Idoso, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Post Views: 10

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA