InícioMaranhãoPopulação aprova intervenções do programa Cores da Cidade no Centro Histórico de...

População aprova intervenções do programa Cores da Cidade no Centro Histórico de São Luís: “Aumenta nossa autoestima”


Projeto Cores da Cidade (Fotos: Handson Chagas)

Como parte das ações do programa Nosso Centro, no início de fevereiro foi lançado o projeto Cores da Cidade, que está pintando e melhorando fachadas em imóveis particulares do Centro Histórico de São Luís. A iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e do Turismo (Setur) tem sido bem recebida pela população, que comemora as melhorias anunciadas para a região patrimônio da cidade. 

Esse é o caso do músico maranhense Totti Moreira. Ludovicense, Totti que é compositor, produtor, professor e químico, tem uma relação profunda com o centro histórico da capital maranhense. 

“Tenho uma relação de berço com o centro. Minha mãe nasceu e se criou no bairro da Madre Deus. Já moramos em muitos endereços pelo centro da cidade. Moro praticamente ao lado do Laborarte [grupo artístico independente de São Luís] há seis anos. Estou sempre imerso nas atividades culturais do meu bairro”, conta o artista, que já trabalhou em projetos musicais ao lado de nomes como Camila Reis, Célia Sampaio, Gustavito Amaral (MG) e Zeca Baleiro. 

Projeto Cores da Cidade (Fotos: Handson Chagas)

Morador da Rua Santo Antônio, a casa de Totti Moreira foi uma das 31 beneficiadas na primeira fase do Cores da Cidade. Nessa etapa, o projeto realizará melhorias em imóveis situados em outras sete vias do Centro: Rua São João, Rua da Cruz, Rua Saavedra, Travessa Jaú, Rua Jansen Muller, Oscar Galvão e Rua Rancho.  

Com 15 anos de atividade musical e um EP autoral lançado, “Estrela Cadência” (2018), Totti se prepara para novos projetos enquanto celebra a recuperação da fachada da sua casa e as novidades do Centro Histórico de São Luís, um dos principais redutos de artistas populares da cidade. 

Totti elogiou a execução do Cores da Cidade em uma região que vinha sendo abandonada nas últimas décadas. 

“Iniciativa importantíssima. O que sustenta o brilho do Centro Histórico são os artistas e produtores de cultura que vivem no local”, avalia. 

Projeto Cores da Cidade (Fotos: Handson Chagas)

Visitar, trabalhar e morar no Centro

Já para Félix Antonio, que trabalha na Rua do Rancho e teve a fachada do seu local de trabalho recuperada pelo programa, o Cores da Cidade recupera as estruturas das fachadas e “restaura” o desejo da população em “visitar, trabalhar e morar” na região central da cidade. 

“Eu acredito que as cores têm uma relação muito forte com a nossa autoestima e com a autoestima da própria cidade. Nosso Centro Histórico é um patrimônio de São Luís e tem que ser cuidado e valorizado. Restaurar essas cores é um projeto muito bonito, porque restaura também a nossa vontade de visitar, trabalhar e morar nesse lugar, sendo que é um dos lugares que têm um grande movimento na cidade. É um projeto maravilhoso”, parabenizou Félix. 

Projeto Cores da Cidade (Fotos: Handson Chagas)

Nosso Centro

Idealizado para aumentar a autoestima dos residentes e incrementar o turismo com melhorias urbanas em vias tradicionais do conjunto arquitetônico preservado de São Luís, o projeto Cores da Cidade contempla ações de recuperação do reboco, pintura das fachadas, além de revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos imóveis.

A ação é uma das iniciativas estaduais que integram o programa Nossa Centro, maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís.

Dividido em intervenções nos polos Habitacional, Tecnológico, Cultural, Turístico e de Lazer, Comercial e Gastronômico, além do Polo Institucional, o programa se consolida como uma mudança histórica na região, garantindo mais oportunidade de emprego, geração de renda, preservação histórica, lazer e cultura para moradores e visitantes.

Além do projeto Cores da Cidade, estão em curso, via Nosso Centro, o projeto Aluguel Social, que garante o custeio de 80% na locação de imóveis para quem quiser morar na região central da cidade, e o programa Adote um Casarão, que estimula a melhoria nas condições dos imóveis, a abertura de novos negócios, bem como a geração de oportunidades de trabalho e o aumento na circulação de pessoas. Estes dois último projeto são executados, respectivamente, pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA