Alinhar e planejar as ações formativas do Pacto pela Aprendizagem do eixo de Educação Infantil para o 2º semestre do ano letivo de 2021 e dialogar sobre a importância da valorização da 1ª infância. Com estes objetivos a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Eneva e o Laboratório de Educação (Labedu), por meio do Projeto ‘Aprender – Dentro e fora da escola’, iniciou nesta quarta-feira (25) o I Encontro Presencial de Formação e Alinhamento Técnico com Articuladores Pedagógicos Regionais do Eixo da Educação Infantil. A ação se estenderá até a próxima sexta-feira (27).
Participam do encontro articuladores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos junto aos articuladores municipais, que por sua vez serão responsáveis pela formação dos professores nos 217 municípios maranhenses.
“Nós temos feito atividades e formações em regime de colaboração com os municípios desde 2017. No ano passado, por conta do momento pandêmico mais intenso, realizamos as ações de forma remota. E já alcançamos todos os professores do Ensino Fundamental e da Alfabetização. Agora, a gente avança fazendo formação continuada para os professores da Educação Infantil, que foi iniciada ainda em 2020, com apoio da Labedu e da Eneva, para dar suporte a esses professores, produzindo conteúdo, material de apoio pedagógico. Nesta segunda fase, a gente avança nessa pauta do ‘Aprender’, um projeto que traz uma proposta de atuação sistêmica para potencializar a aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos de idade”, destacou João Paulo, superintendente do Regime de Colaboração com o Municípios da Seduc.
“Esse encontro nos alegra muito, porque vamos poder conversar mais diretamente com os nossos articuladores, que estão lá na ponta. Nesse primeiro momento vamos ter uma pauta mais técnica de alinhamento das ações, do planejamento das ações formativas. Serão três dias de imersão em debates e estudos. E esses articuladores sairão daqui com mais bagagem e conteúdo para levar aos articuladores dos 217 municípios maranhenses”, pontuou Fernanda Ferraz, supervisora do Regime de Colaboração do Pacto pela Aprendizagem da Seduc.
A parceria da Seduc com o Labedu, através do Projeto ‘Aprender: dentro e fora da escola’, tem assistido a mais de 15 mil professores e contemplado aproximadamente 5 mil escolas, nos 217 municípios maranhenses.
O encontro foi aberto com palestra realizada por Maria Grembecki, do Labedu, que de forma virtual conversou com os articuladores que estavam na sala de formação da Unidade Plena do IEMA – Centro. Na palestra foram abordados temas como: leitura em voz alta, mediação de leitura; como a criança aprende segundo a Neurociência e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Base Nacional Curricular – Direitos de Aprendizagem; dentre outros.
Nos três dias de formação serão realizadas oficinas e promovidas reuniões técnicas, exposição ‘Memórias de infância’ e relatos de experiências.
“Esse encontro é um marco na retomada às formações presenciais. Essas oficinas pedagógicas e palestras darão suporte para esses profissionais que, nas suas regionais, acompanham os educadores dos municípios maranhenses. Eles vão poder prestar um melhor serviço à comunidade, para que as crianças sejam bem atendidas ainda na primeira infância, porque é nessa fase que as crianças se apropriam dos conhecimentos necessários para que possam dar segmento à vida escolar”, reforçou Rosângela Rodrigues, da Coordenação da Educação Infantil do Regime de Colaboração da Seduc.
Os articuladores avaliaram como positiva essa retomada, com todos os cuidados sanitários necessários para a segurança.
“Para nós, estar aqui nesse momento de imersão de estudos é muito importante, porque o trabalho de Articulador Pedagógico Regional vai muito além das atividades que fazemos com os professores, normalmente, e exige de nós uma série de habilidades bem diferentes das que estamos acostumados a lidar na sala de aula. Então, é importante estarmos aqui para aprender coisas novas e levar esses conhecimentos para fortalecer o nosso sistema colaborativo com os municípios das nossas regionais”, destacou Brena Lobato Fernandes, articuladora pedagógica regional da URE de Açailândia.
“Essa retomada de forma presencial estava sendo muito aguardada pelas UREs, pelos articuladores e pelos coordenadores municipais. Essas formações chegam diretamente aos professores, aos coordenadores escolares, aos gestores escolares da Educação Infantil. Então, isso tem uma importância e uma dimensão imensa, porque significa considerarmos a criança como sujeito de direito, através do Documento Curricular Maranhense e de tudo que o Governo do Maranhão tem realizado através do Pacto pela Aprendizagem”, disse Abadiana Sobrinho Silva, articuladora regional de Barra do Corda.
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