
Durante mais um lançamento regional do Programa Cidade Empreendedora realizado na cidade de Chapadinha, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, frisou que é preciso “estimular as pessoas a empreender, a gerar emprego e renda”.
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seinc e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), e integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, e é pautada no empreendedorismo e na desburocratização.
“O Maranhão é muito rico. Nós já temos um ambiente empresarial, mas precisamos melhorar. Por isso, eu acredito no fortalecimento da atividade empreendedora por meio dessa parceria com o programa”, pontuou Simplício Araújo.
O Cidade Empreendedora alcança 53 municípios e vai impactar em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.
Desenvolvido em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, o programa promove a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais.
“O Cidade Empreendedora é o momento em que nós do Sebrae, juntamente com a prefeitura, analisamos tudo que o empreendedorismo pode trazer de bom para a cidade, desde trabalho com as crianças e os jovens, por meio da educação empreendedora, ao trabalho com os pequenos empreendedores urbanos e rurais e com os informais para que se formalizem”, disse Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA.
Visitas técnicas
Durante sua passagem por Chapadinha, o secretário Simplício Araújo realizou visitas técnicas a empreendimentos na cidade. A visita contemplou as fábricas de água mineral Águas da Chapada, que faz parte do selo Produzido no Maranhão e que prepara investimentos em uma nova linha de produtos, e a empresa Chapágua, que também atua no ramo de água mineral.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=314001">>