InícioMaranhãoNo Centro de São Luís, obras no Shopping Rua Grande continuam

No Centro de São Luís, obras no Shopping Rua Grande continuam

As obras do shopping seguem a todo vapor. (Foto: Divulgação)

As obras no Shopping Rua Grande, primeiro shopping cultural do Maranhão, continuam a todo vapor. O empreendimento, que integra o “Adote um Casarão”, programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, deve ser entregue no primeiro semestre de 2022. 

“É um presente do governador Flávio Dino aos moradores de São Luís e visitantes, um prédio muito bem localizado que será referência comercial e cultural do Maranhão, além dos empregos gerados”, afirma o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

O espaço oferecerá o conforto e segurança de um shopping convencional. O ambiente terá circulações climatizadas, sanitários, atrações por temporada, ao mesmo tempo em que dedicará um andar especial para a difusão e valorização da cultura maranhense. A obra está sendo cuidadosamente arquitetada e executada por uma equipe de profissionais qualificados.

Estrutura

O shopping terá um andar para a difusão e valorização da cultura maranhense. (Foto: Divulgação)

Com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão, o Shopping Rua Grande é um empreendimento de 2.100m² que funcionará em três pavimentos: térreo, 1° piso e 2° piso. Contará com climatização nas áreas de circulação, elevador e sistema de wi-fi para o público. 

Ao todo, serão gerados 172 empregos diretos. Ficará aberto em horário de shopping, das 9h às 21h (12 horas por dia), de segunda-feira a sábado. Aos domingos, funcionará das 9h às 14h, com feirinha cultural aberta composta por diversas atrações da culinária, música, dança e artesanato maranhense. O Shopping Rua Grande será um novo ponto de referência para quem deseja apreciar o que há de melhor na arte maranhense. 

O horário de funcionamento possibilitará um incremento no movimento noturno na área comercial do Centro Histórico de São Luís, no período das 18 às 21h, quando o fluxo de transeuntes e carros diminui com o fechamento do comércio. É o momento em que aumenta o número de vagas de estacionamento que poderão ser utilizadas por consumidores de outras áreas da cidade interessados em frequentar o shopping no período da noite. Haverá segurança pública para favorecer o deslocamento.

“É uma obra que está sendo cuidadosamente erguida, assim como as demais realizadas via o Adote um Casarão, que é um programa de sucesso, que deu certo e, certamente, está ajudando a gerar uma nova configuração ao Centro Histórico de São Luís”, avalia o secretário Márcio Jerry.

Parte dos serviços de construção civil do shopping está sendo realizado por mulheres, por meio de parceria com a Ong Ela Faz, que integrou mulheres trabalhadoras, pedreiras, eletricista, pintora, gesseira, entre outras, nas obras de construção do empreendimento. A presidente da Ong, a engenheira civil e administradora Lívia Viana destaca o cuidado com que a obra está sendo feita. “Essa parceria reforça o compromisso com o social dentro dessa iniciativa, essas mulheres se dedicaram em nossos processos de capacitação e agora assumem seu papel no mercado”.

Seleção dos empreendedores

As pessoas artesãs e artistas que ocuparão as bancas e barracas do 2° piso serão selecionadas por meio de critérios técnicos da gestão da feirinha. As inscrições poderão ser feitas por meio de link disponibilizado no instagram do Shopping Praia Grande: https://linktr.ee/shoppingruagrandeoficial.

Adote um casarão

O programa Adote um Casarão foi criado pelo governador Flávio Dino em 2019. Tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. O coordenador do Programa Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra, informa que 12 participantes já adquiriram imóveis, por meio de edital.

Podem participar dos editais do Adote um Casarão empresas privadas e grupos culturais. Pessoa físicas também, mas, se ganharem o edital, precisam constituir uma pessoa jurídica para assinar o termo de adesão ao programa.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA