InícioMaranhãoMunicípio de São José de Ribamar receberá ações do Programa de Regularização...

Município de São José de Ribamar receberá ações do Programa de Regularização Fundiária


Acordo de Cooperação Técnica vai garantir titulação a famílias de São José de Ribamar

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, assinou na manhã desta segunda-feira (29), um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São José de Ribamar.

O acordo tem como objetivo a implantação do Programa de Regularização Fundiária na sede do município, beneficiando mais de 1500 famílias com a titulação de suas propriedades.

Durante a reunião, o secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou que o trabalho conjunto com o poder municipal traz grandes e significantes benefícios para a população. “A regularização fundiária é uma questão de justiça e garantia de direitos, de modo que nós poderemos fazer um grande trabalho com essa cooperação entre Governo e Prefeitura.”, afirmou.

As ações do Programa de Regularização Fundiária no município de São José de Ribamar vão ser executadas nos bairros Quintas do Turu, Parque das Palmeiras e Parque Renascer.

Para o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, a titulação é uma forma de resgatar a cidadania de famílias que residem há anos na localidade, mas não possuem nenhuma garantia.

“Essa parceria vai promover a inclusão social de milhares de pessoas e permite o acesso aos serviços públicos, como saneamento básico e mobilidade urbana, voltadas à integração social e geração de emprego e renda”, ressaltou. 

O Programa

Como forma de solucionar o problema habitacional surgido com as ocupações irregulares ao longo dos anos, a regularização fundiária é uma política pública completa, que se destina a reduzir as desigualdades decorrentes da ocupação irregular do solo.

Por meio da titulação, retira-se o ocupante da informalidade, insegurança e reconhece o seu direito à propriedade, resgatando a sua cidadania e garantindo a sua integração ao convívio social. 

O processo de implementação da regularização fundiária envolve abordagens interdisciplinares, que abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à garantia do direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer para as populações que estão localizadas nos assentamentos informais. 

A Secid já assinou Termo de Cooperação Técnica com 16 municípios maranhenses.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA