- PUBLICIDADE -
InícioMaranhãoMinistério da Agricultura concede habilitação de produtos cárneos ao SISBI para o...

Ministério da Agricultura concede habilitação de produtos cárneos ao SISBI para o Serviço de Inspeção Estadual da AGED


O novo ano começa com boas notícias para o setor cárneo no Maranhão. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu a ampliação do escopo da adesão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), passando a ser incluída a categoria carne e derivados. Isso significa que os abatedouros das diversas espécies animais, os entrepostos e usinas de beneficiamento de carnes e derivados, registradas no SIE/MA, têm a possibilidade de ganhar o mercado nacional.

Em dezembro de 2019, o MAPA publicou a Portaria nº 274, reconhecendo a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual do Maranhão ao SISBI-POA, mas apenas a categoria de leite e derivados foi incluída. Hoje, o estado do Maranhão já tem três laticínios habilitados a terem os produtos comercializados em todo o Brasil. É missão da AGED assegurar a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da Defesa e Inspeção Agropecuária, atuando na promoção da saúde pública e do meio ambiente.

A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da AGED, Tânia Duarte, informou que a AGED/MA tem trabalhado para viabilizar a abertura do mercado nacional aos produtos de origem animal que são beneficiados no Maranhão. “Entretanto, as empresas registradas no SIE não estão automaticamente aptas a aderir ao SISBI-POA, pois, além da solicitação, é necessário o cumprimento de outros pré-requisitos, como a implantação dos Programas de Autocontrole (PAC), necessários para assegurar a inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos”, informou Tânia.

É interesse do Governo do Estado que as empresas maranhenses avancem porque isso significa aumento de emprego e renda. Para as empresas, esse avanço significa que os seus produtos vão chegar a novos mercados, então todos acabam ganhando com a adesão ao SISBI-POA.

Dentre as principais vantagens de adesão ao sistema estão: melhoria na prestação de serviço à população, garantia de alimentos seguros, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, estímulo à formalização das agroindústrias, ampliação do mercado consumidor dos estabelecimentos, incremento na geração de empregos e renda, fixação de mão de obra no campo e atração de mais agroindústrias para a região.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA