Mais de 45 mil famílias maranhenses serão alcançadas com as ações do programa Minha Casa Melhor. Os beneficiários são pessoas de baixa renda, inscritas no CadÚnico, que recebem Bolsa Família. O programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), concede auxílio financeiro para compra de móveis, eletros e utensílios domésticos. A ação contempla pessoas em todas as regionais do Estado.
O recurso do Minha Casa Melhor é no valor de R$ 600. Com o dinheiro, o beneficiário pode se dirigir a empresas, comércios, lojas e empreendimentos diversos em suas regiões, que tenham cadastro no programa e adquirir os produtos. Podem ser comprados com o valor móveis variados, como mesas, cadeiras, sofá, racks e outros; eletros, como liquidificador, batedeira, processador, grill e etc; e utensílios domésticos a exemplo de talheres, pratos, xícaras, panelas e afins.
“As pessoas aptas a receberem o valor serão diretamente indicadas por fazer parte do CadÚnico. Estas entram direto nos sorteios e, sendo contempladas, já recebem o cartão. Não precisa correria ou ir a lugar algum para fazer inscrição”, explicou o titular da Segov, Diego Galdino.
“O beneficiário já está pré-selecionado por constar no cadastro nacional. Ao pensar este programa, o Governo do Estado considerou a população maranhense que mais precisa, a mais vulnerável, sabendo da importância que este apoio significa no cenário de pandemia que vivemos”, enfatizou Galdino.
Para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa apenas estar inscrito no CadÚnico e automaticamente entra nos sorteios, que acontecem até agosto, em diferentes regionais. O primeiro sorteio será nesse sábado (6), para os municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejo, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. O sorteio será transmitido pela televisão e plataformas de mídia do Governo do Maranhão.
O selecionado recebe o cartão de débito, com o valor de R$ 600, para ser utilizado no comércio cadastrado. O dinheiro vai direto para a conta do lojista. O cartão tem validade de 90 dias após o recebimento. Há beneficiados nas cidades da Região Metropolitana de São Luís, incluindo a capital, e municípios do interior como Lago da Pedra, Zé Doca, Araioses, Itinga do Maranhão, Barreirinhas, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas, São João do Caru, Santa Luzia e outros.
Somado ao fator social, o programa reflete também no setor econômico das regiões. O benefício vai ajudar famílias a melhorar as condições de habitacionais e movimentar as vendas das empresas locais. O secretário reforça que “o projeto cumpre vários papéis sociais e econômicos e o primeiro deles é permitir que as famílias maranhenses tenham mais conforto dentro de suas casas”, disse Diego Galdino.
CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. Serve de base para seleção de beneficiários e a integração dessas pessoas aos programas sociais governamentais. As famílias enquadradas no perfil são cadastradas nesse banco de dados por agentes e órgãos da rede de proteção. A inclusão permite que tenham acesso às políticas públicas de assistência social disponibilizadas pelo estado.