InícioMaranhãoMilhares de famílias de baixa renda são beneficiadas com programa Minha Casa...

Milhares de famílias de baixa renda são beneficiadas com programa Minha Casa Melhor


Mais de 45 mil famílias maranhenses serão alcançadas com as ações do programa Minha Casa Melhor. Os beneficiários são pessoas de baixa renda, inscritas no CadÚnico, que recebem Bolsa Família. O programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), concede auxílio financeiro para compra de móveis, eletros e utensílios domésticos. A ação contempla pessoas em todas as regionais do Estado.

O recurso do Minha Casa Melhor é no valor de R$ 600. Com o dinheiro, o beneficiário pode se dirigir a empresas, comércios, lojas e empreendimentos diversos em suas regiões, que tenham cadastro no programa e adquirir os produtos. Podem ser comprados com o valor móveis variados, como mesas, cadeiras, sofá, racks e outros; eletros, como liquidificador, batedeira, processador, grill e etc; e utensílios domésticos a exemplo de talheres, pratos, xícaras, panelas e afins.

“As pessoas aptas a receberem o valor serão diretamente indicadas por fazer parte do CadÚnico. Estas entram direto nos sorteios e, sendo contempladas, já recebem o cartão. Não precisa correria ou ir a lugar algum para fazer inscrição”, explicou o titular da Segov, Diego Galdino. 

“O beneficiário já está pré-selecionado por constar no cadastro nacional. Ao pensar este programa, o Governo do Estado considerou a população maranhense que mais precisa, a mais vulnerável, sabendo da importância que este apoio significa no cenário de pandemia que vivemos”, enfatizou Galdino. 

Para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa apenas estar inscrito no CadÚnico e automaticamente entra nos sorteios, que acontecem até agosto, em diferentes regionais. O primeiro sorteio será nesse sábado (6), para os municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejo, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. O sorteio será transmitido pela televisão e plataformas de mídia do Governo do Maranhão. 

O selecionado recebe o cartão de débito, com o valor de R$ 600, para ser utilizado no comércio cadastrado. O dinheiro vai direto para a conta do lojista. O cartão tem validade de 90 dias após o recebimento. Há beneficiados nas cidades da Região Metropolitana de São Luís, incluindo a capital, e municípios do interior como Lago da Pedra, Zé Doca, Araioses, Itinga do Maranhão, Barreirinhas, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas, São João do Caru, Santa Luzia e outros.

Somado ao fator social, o programa reflete também no setor econômico das regiões. O benefício vai ajudar famílias a melhorar as condições de habitacionais e movimentar as vendas das empresas locais. O secretário reforça que “o projeto cumpre vários papéis sociais e econômicos e o primeiro deles é permitir que as famílias maranhenses tenham mais conforto dentro de suas casas”, disse Diego Galdino.

CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. Serve de base para seleção de beneficiários e a integração dessas pessoas aos programas sociais governamentais. As famílias enquadradas no perfil são cadastradas nesse banco de dados por agentes e órgãos da rede de proteção. A inclusão permite que tenham acesso às políticas públicas de assistência social disponibilizadas pelo estado.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA