InícioMaranhãoMaranhão participa de debate sobre desafios da pandemia no Seminário de Vigilância...

Maranhão participa de debate sobre desafios da pandemia no Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins

Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins (Reprodução)
Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins (Reprodução)

A Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta semana, do Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins. O encontro on-line foi realizado com a intenção de promover um debate sobre os desafios e as perspectivas resultantes da pandemia da Covid-19 e foi direcionado a gestores municipais e profissionais do SUS.

“É uma importante troca de experiência. No enfrentamento à pandemia, a Vigilância Sanitária cumpriu e tem cumprido um trabalho indispensável que, junto com a vacina, tem colaborado para o controle epidemiológico da doença. Esse seminário é importante para, a partir das experiências, fazermos avaliações e traçarmos novas diretrizes”, afirmou o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz, que ministrou no encontro a palestra com o tema “Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas”.

O evento incluiu abertura e dois ciclos de palestras, seguidos de mesa para perguntas. O seminário teve como proposta central promover o fortalecimento das ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, bem como o diálogo sobre as medidas adotadas e estratégias criadas para dar respostas rápidas à sociedade.

A diretora de Vigilância Sanitária, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Tocantins, Amanda Campos Feitosa, destacou a importância do evento. “Nossa intenção é investir nas ações de Vigilância em Saúde no estado do Tocantins. Sabemos que os últimos acontecimentos trouxeram muitos desafios, o que exigiu que nós, os profissionais, reinventássemos formas de fazer o nosso trabalho, tudo para conseguirmos galgar resultados positivos”, disse. 

Superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz (Foto: Divulgação)

Debates

Entre outros assuntos abordados no seminário destaca-se a palestra magna com o Dr. Jarbas Barbosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com o tema “Vigilância em Saúde: Desafios e Perspectivas”.

Também foram abordados temas como “Sistemas de Alerta Precoce e Resposta rápida para detecção e controle de emergência em Saúde Pública”, “Vigilância Laboratorial: evolução e novas perspectivas” e “Novos componentes da Vigilância em Saúde: Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador – atuação do SUS no território”.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=323693">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA