InícioMaranhãoMAPA inicia apresentações do Programa Maranhão Inteligente para gestores municipais

MAPA inicia apresentações do Programa Maranhão Inteligente para gestores municipais

Reunião contou com participação de representantes do IPGC Brasil. (Foto: Junnior Carneiro)

Desenvolver a infraestrutura dos municípios maranhenses por meio de parcerias público-privadas. Esse é o objetivo do Programa Maranhão Inteligente, anunciado pelo Governo do Estado, na tarde de quinta-feira (7), em São Luís. Executado pela Maranhão Parcerias (MAPA), junto com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), o programa viabilizará, aos gestores municipais, o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e serviços totalmente financiados por ente privados. 

“Iniciamos, hoje, uma série de reuniões, inicialmente com cerca de 40 municípios maranhenses, com o objetivo de apresentar como a MAPA e o IPGC darão suporte técnico especializado em projetos de parceria público-privada (PPP) de usina fotovoltaica, resíduos sólidos, conectividade e iluminação pública por LED”, explicou o presidente da MAPA, Antonio Nunes. 

Em breve, a MAPA realizará novos encontros para apresentar o programa para mais municípios. Nessa primeira reunião também presentes o vice-governador, Carlos Brandão, e o secretário de Estado de Articulação Política, Ricardo Barbosa.  

“Hoje estamos apresentando aos municípios uma grande oportunidade, pois não podemos desconsiderar que o projeto para obras nessas áreas propostas pelo Programa Maranhão Inteligente é algo caro e atualmente vivemos uma escassez de recursos. Por isso, as PPPs surgem como uma alternativa”, comentou Carlos Brandão. 

Gestores municipais aprovaram a iniciativa

O prefeito de Icatu, Walace, saiu da reunião decidido em aderir ao programa. “É uma grande iniciativa do Governo do Maranhão e estamos felizes de ter a oportunidade em participar e, com certeza, vamos preparar toda a documentação para Icatu entrar no credenciamento”, afirmou o gestor municipal.

Para o prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, os municípios que aderirem ao programa só terão a ganhar. “É preciso parabenizar o Governo do Estado e a MAPA por essa iniciativa porque mostra como estão alinhados a tendência, que são as PPPs.  Quem aderir ao Maranhão Inteligente só tem a ganhar com o desenvolvimento que será proporcionado ao município. Vamos fazer de tudo para aderir”. 

O prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, mostrou-se animado com as possibilidades de desenvolvimento para a cidade. “PPPs são uma inovação e é bom saber que o Governo do Estado está preocupado com a modernização das cidades maranhenses, nos dando a oportunidade de desenvolver projetos de Iluminação Pública, Energia Solar, disponibilizando, sem custo, assessoria técnica para atrair empresas privadas a investir no município”. 

Como participar

Os municípios maranhenses interessados em aderir ao Programa Maranhão Inteligente devem acessar o site da MAPA (https://mapa.ma.gov.br) e, cumprindo os requisitos dispostos no edital, solicitarem credenciamento por meio do endereço eletrônico [email protected] ou no protocolo junto à sede da empresa, situada à Rua da Estrela, n° 473 – Centro, São Luís – MA, CEP: 65010-200. 

Após análise da documentação exigida, a MAPA publicará no site a relação de municípios credenciados.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=321673">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA