- PUBLICIDADE -

Maranhão

Mais cinco municípios maranhenses recebem blocos de concreto para pavimentação de ruas

Publicados

em

As cidades de Parnarama, Presidente Dutra, Rosário, São Raimundo das Mangabeiras e Turiaçu receberam a doação de bloquetes confeccionados por meio do programa Trabalho com Dignidade, que utiliza mão de obra carcerária. (Foto: Nael Reis)

Prefeitos de cinco municípios maranhenses estiveram, nesta segunda-feira (13), no Palácio dos Leões, em São Luís, para participar da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica e termo de doação de blocos intertravados de concreto para pavimentação de vias públicas nas suas cidades.

Com o acordo assinado com o Governo do Maranhão, por intermédio das secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Administração Penitenciária (SEAP), as cidades de Parnarama, Presidente Dutra, Rosário, São Raimundo das Mangabeiras e Turiaçu recebem a doação de bloquetes confeccionados por meio do programa Trabalho com Dignidade, projeto idealizado e executado pela SEAP, que utiliza mão de obra carcerária para a feitoria das peças de concreto destinadas à pavimentação de ruas.

É por meio do material produzido nas fábricas de blocos intertravados que a gestão estadual executa, por exemplo, programas como o Mutirão Rua Digna.

O prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, falou sobre a contínua parceria com o governo do Estado em ações de pavimentação de vias urbanas da sua cidade. (Foto: Nael Reis)

Para o governador Flávio Dino, esse é o tipo de política pública que tem impacto direto na vida das pessoas. O governador lembra que o Sistema Penitenciário do Maranhão, antes conhecido como um “emanador de problemas”, hoje figura como um “emanador de soluções”.

“Essa talvez seja uma das referências mais eloquentes de como transformações políticas conseguem de fato fazer a diferença na vida das pessoas. Uma penitenciária, outrora, era um emanador de problemas. Hoje o Sistema Penitenciário, não obstante sua natureza permaneça a mesma, no sentido de instrumento de cumprimento de punições, mas ele virou um emanador de soluções. Soluções como esta que nós estamos vendo aqui, em que os municípios, no tempo de dificuldade, conseguem receber esses blocos de cimento, que segundo alguns gestores municipais sempre me dizem, é até mais eficaz que o famoso asfalto, uma vez que o bloco de cimento tem maior durabilidade”, pontuou Flávio Dino.

Leia Também:  Em diálogo com prefeitos, Secap detalha parcerias entre Governo e gestões municipais

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, destaca que dois objetivos da gestão pública são alcançados com a ação: a ressocialização de apenados de Justiça e a melhoria da mobilidade urbana nos municípios maranhenses.

Prefeitos de cinco municípios maranhenses participaram da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica e termo de doação de blocos intertravados de concreto para pavimentação de vias públicas. (Foto: Nael Reis)

“É de extrema importância participar desse projeto gigantesco do Governo do Estado, de calçamento de ruas e estamos participando ativamente. Ou seja, todos os blocos produzidos que irão calçar as ruas são feitos no Sistema Prisional. É bom saber que além de estarmos trabalhando a questão da ressocialização dos presos, nós estamos também ajudando na mobilidade urbana, melhorando a vida dos maranhenses”, frisou.

Os gestores municipais agradeceram a parceria com o Governo do Maranhão e comemoraram a possibilidade de ampliar investimentos em infraestrutura nas suas cidades, como sublinhou o prefeito da cidade de Rosário, Calvet Filho.

“Levar infraestrutura em parceria com o Governo do Estado é muito importante, o povo já espera há muito tempo. Rosário estava sucateada, mas graças a Deus estamos conseguindo uma excelente parceria com o governador Flávio Dino e estamos vencendo todas as dificuldades e superando todas elas com trabalho, porque a resposta sempre será o trabalho”, ressaltou o prefeito Calvet Filho.

Leia Também:  Famílias de São João do Triunfo recebem chaves da casa própria

Já o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, falou sobre a contínua parceria com o governo do Estado em ações de pavimentação de vias urbanas da sua cidade.

“O governador sempre está surpreendendo a gente, com obras e mais obras, e com ideias. A gente só agradece. No início do meu mandato fiz um convênio com o governador para a execução de 20 km de calçamento e já fizemos mais de 200 mil metros de calçamento, e, agora, com esse bloquetes, vamos fazer muito mais”, disse o prefeito.

Prefeito da cidade de Rosário, Calvet Filho. (Foto: Nael Reis)

Fábricas no sistema prisional

Atualmente, o Maranhão possui 51 fábricas que utilizam mão de obra de presos de Justiça, para a produção de blocos intertravados de concreto.

Existe um duplo benefício social inerente ao projeto de confecção de bloquetes de cimento no sistema penitenciário: atender às necessidades do povo maranhense, e, também, trabalhar com as pessoas privadas de liberdade, que antes não tinham nenhum ofício e hoje estão inseridas nas fábricas de blocos.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=318903">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA