O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) contabilizou 1.289 benefícios previdenciários implantados ao longo do ano de 2020. Desses, 517 foram aposentadorias e 772, pensões por morte.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância dos números. “São resultados que refletem a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, visando uma previdência equilibrada e verdadeiramente justa, capaz de amparar o servidor e seus dependentes diretos, conforme a missão que nos foi passada pelo governador Flávio Dino”, disse o presidente.
Mayco Pinheiro atribuiu os indicadores obtidos às ações de reordenamento interno e modernização da gestão, executadas ao longo do ano de 2020. “Ao longo de todo o ano e especialmente desde o início da pandemia, modificamos as rotinas de trabalho e implantamos plataformas online, como o Sistema de Pensão. Essas novas medidas melhoraram a forma de solicitar os benefícios, simplificaram as rotinas sem prejuízo do rigor técnico das análises e reforçaram o cuidado com segurados e servidores do órgão, ajudando a prevenir a disseminação do coronavírus”, explicou.
Sistema
Com o Sistema de Pensão, implantado pelo Iprev em agosto deste ano, é possível solicitar o benefício previdenciário sem sair de casa, por meio de um computador ou telefone celular conectado à Internet. A plataforma, que está disponível no site do instituto (iprev.ma.gov.br), lista toda a documentação necessária para formalizar o pedido e contém campos adequados para anexar cada documento escaneado. Na prática, isso evita indeferimento ou atraso de pedidos por erros ou inconsistências na documentação.
O sistema também disponibiliza, por e-mail, um código para acompanhar o andamento da solicitação e o número do pedido, quando este é transformado em processo administrativo. Assim, o processo de concessão da pensão ganha em transparência e comodidade. O tempo para a análise da documentação enviada também caiu: hoje é de apenas 72h úteis – antes, podia levar várias semanas.
Desde o início da pandemia, o Iprev também adota a rotina de teletrabalho para os servidores que podem desenvolver suas atividades de maneira remota. A modalidade, porém, está condicionada a autorização da presidência do órgão e ao monitoramento semanal dos indicadores de produtividade. O reordenamento interno também deu origem a forças-tarefa para solucionar pendências em processos mais antigos e manter contato com os requerentes com pendências documentais nos pedidos.
Atualmente, o Instituto trabalha na continuidade das ações de modernização, desenvolvendo plataformas online para os demais serviços oferecidos pelo Iprev, como os pedidos de aposentadoria e o recadastramento de inativos e pensionistas. O Estado contabiliza, hoje, 44.965 segurados, sendo 35.686 aposentados e 9.279 pensionistas.