O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), iniciou as obras de reforma da praça Manoel Beckman, localizada na avenida Beira Mar, no Centro Histórico de São Luís. A revitalização do equipamento público integra as ações do Programa Nosso Centro, que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, a democratização dos espaços e a preservação do patrimônio histórico e paisagístico de São Luís.
O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância da iniciativa para o fomento à ocupação das áreas e dos espaços ociosos ou subutilizados na área central da cidade.
“Mais uma importante obra do Governo do Maranhão pelo programa Nosso Centro. Estamos iniciando uma completa reformulação do espaço, que vai proporcionar à população lazer e convivência comunitária. São muitas intervenções, muitas obras no Centro de São Luís que visam incentivar o turismo, dinamizar a economia e transformá-la em referência de cultura e lazer”, enfatizou.
A Intervenção tem como finalidade dar maior usabilidade ao espaço, promovendo convivência e atividades de lazer para toda a população. Além disso, o monumento “Pirâmide de Bequimão”, que está localizado no espaço, será restaurado. O projeto urbanístico do espaço foi desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nosso Centro, considerando segurança, integração social, incentivo à cultura e ao lazer, e sobretudo o respeito à preservação do patrimônio histórico.
A preservação das áreas verdes e de árvores de grande porte foi ponto chave para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Em conjunto com a implantação de novas espécies apropriadas para o clima de São Luís, o novo paisagismo busca contribuir para o aumento da incidência de sombra e do conforto. Também serão criados espaços para a realização de eventos itinerantes, bem como para a promoção de festas culturais, como rodas de samba e de Tambor de Crioula.
“Essa ação soma-se às inúmeras obras e projetos que estão sendo desenvolvidos ao longo da Avenida Beira Mar. Vale lembrar que foram reformadas a Refsa e um conjunto de praças do entorno do local e, agora, vamos iniciar mais uma obra”, ressaltou o coordenador do Programa Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra.
A requalificação da Praça Manoel Beckman vai criar novos fluxos e aumentar as áreas de pedestres. Pensada para ser um ambiente mais inclusivo, o espaço será acessível, o que aumenta a democratização do espaço a diferentes públicos. Serão construídas, também, arquibancadas em diferentes níveis, bancos de madeira e nova iluminação.
Histórico da praça
Localizada na área central de São Luís, a Praça Manoel Beckman é marco na história da cidade e da população maranhense, por guardar dentro dos seus limites um monumento em formato de pirâmide em homenagem a Manoel Beckman. Junto a Jorge Sampaio e Francisco Dias Deiró, Manoel Beckman é reconhecido como um dos principais líderes da Revolta de 1684, que protestava contra as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa em questões relacionadas ao comércio local e à exploração dos indígenas.
Inaugurado em 28 de julho de 1910, o monumento que se encontra na Praça Manoel Beckman, conhecido pela população local como a “Pirâmide de Bequimão”, está firmado supostamente no mesmo local onde Manoel Beckman, Jorge Sampaio e Francisco Dias Deiró haviam sido enforcados na praia da Trindade ou do Armazém.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=323548">>