O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), está executando a revitalização da Lagoa do Zé Feio, cartão postal da cidade de São Domingos do Maranhão. Nesta quarta-feira (20), a obra avança com serviços de demolição e limpeza. A intervenção tem por objetivo garantir um local adequado para a interação social, oferecendo conforto e segurança, promovendo qualidade de vida para os moradores da cidade, além de impulsionar o potencial turístico da área.
O projeto urbanístico prevê a recuperação da passarela do entorno da lagoa, que possui 2.800 metros de extensão, e inclui também nova iluminação, implantação de academia ao ar livre, bancos para descanso e a construção de um píer, reforma da contenção ao longo da orla, deck de madeira e nova pavimentação asfáltica. A obra está orçada em R$ 2.112.220,02 e o prazo para conclusão é de 10 meses.
“O governo Flávio Dino está realizando obras por todo o Maranhão. Através da Secid, estamos executando intervenções que visam estimular e transformar os equipamentos públicos em espaços democráticos e de interação social, a exemplo da urbanização na Lagoa do Zé Feio, em São Domingos do Maranhão. É uma obra que vai beneficiar a população com lazer e incentivo a economia, com a criação de negócios no entorno da lagoa”, disse o secretário das Cidades, Márcio Jerry.
Para o prefeito Kleber Tratorzão, a requalificação do ambiente vai trazer inúmeros benefícios para a cidade. “É uma ação muito aguardada pela população, vai incentivar o turismo, valorizar um dos pontos mais frequentados da localidade, gerar renda e trabalho”, destacou.
A Lagoa
A conhecida Lagoa do Zé Feio, local da cidade onde nos últimos anos houve uma elevada valorização, expandindo, assim, a área central da cidade, é hoje referência de lazer na cidade, rodeada de bares e restaurantes. Uma das boas fontes de lazer se dá também pelas caminhadas realizadas na orla da lagoa, podendo ser feita a tarde ou pela manhã, atraindo muitos moradores para um hábito sadio.
A história de São Domingos do Maranhão começa com a Lagoa do Zé Feio. Moradores da região contam que em um dia de agosto de 1898, em uma de suas caçadas, José Tibúrcio Feio encontrou a lagoa e decidiu construir uma moradia à margem. A notícia se propagou e outros moradores chegaram para aproveitar a abundância de água e a fertilidade das terras. A Lagoa do Zé Feio foi descoberta em um domingo, segundo a história. Anos depois, a cidade foi batizada com o nome do santo homônimo.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312834">>