O Governo do Estado segue dando continuidade ao Programa Mais Cirurgias nas regiões onde não há registro de aumento dos casos da Covid-19. Em Timbiras, o Hospital Regional da cidade realizou, em janeiro, mais de 70 procedimentos, entre cirurgia geral pediátrica, plástica reparadora e vascular.
“Assim como no ano passado, quando realizamos 1.610 procedimentos eletivos além de 686 partos, estamos dando continuidade aos procedimentos cirúrgicos, eletivos e de urgência, pelo Programa Mais Cirurgias, beneficiando a população de Timbiras e região”, afirma o diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Antônio de Pádua Costa Braúna.
Entre milhares de famílias beneficiadas com os procedimentos realizados na unidade está a da dona de casa Mariana Sousa, mãe da Cailane Vitória Sousa Martins, de 1 ano. Na última semana, a criança passou por um procedimento cirúrgico pediátrico no couro cabeludo. “Achei o atendimento ótimo, gostei muito. A operação da minha filha foi muito rápida e graças a Deus bem sucedida”, comemora a mãe Marina Sousa.
O Hospital Regional de Timbiras é umas das unidades da rede estadual de saúde referência em assistência de alta complexidade e serve à população de toda a Regional de Saúde de Codó, que inclui os municípios de Timbiras, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Alto Alegre do Maranhão.
Continuidade
Com o aumento dos casos de Covid-19, em regiões como São Luís, Imperatriz, Balsas, Santa Inês e Pinheiro, as cirurgias não emergenciais precisaram ser reduzidas nas unidades regionais nesses municípios, mas o programa segue sendo executado nos demais hospitais regionais da rede.
O Programa Mais Cirurgias segue sendo executado em unidades de saúde como Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; além do Hospital Regional de Timbiras.
Os procedimentos não emergenciais foram reduzidos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), todos localizados em São Luís; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e Hospital Regional de Balsas.
Resultados
Entre os resultados positivos do Programa Mais Cirurgias está a redução no tempo de espera da população por cirurgias eletivas na rede estadual. Só nos hospitais regionais de Chapadinha e Santa Luzia do Paruá, por exemplo, 2.366 procedimentos foram realizados com o programa até o primeiro mês de 2021.
No Hospital Regional de Chapadinha, foram 1.693 procedimentos, entre Cirurgia Geral, Urológica, Vascular, Ortopédica, de Mastologia, Catarata e Pterígio. Já o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, que foi entregue no mês de junho do ano passado e atende pacientes da Região do Alto Turi e Gurupi do Maranhão, realizou 673 procedimentos entre Catarata e Pterígio.