InícioMaranhãoGoverno reforça atendimento em Neurologia no Hospital Macrorregional de Coroatá

Governo reforça atendimento em Neurologia no Hospital Macrorregional de Coroatá

Inauguração do atendimento ambulatorial em Neurologia do Hospital Macrorregional de Coroatá (Foto: Rogério Sousa)
Inauguração do atendimento ambulatorial em Neurologia do Hospital Macrorregional de Coroatá (Foto:

O Governo do Estado está reforçando o atendimento ambulatorial em Neurologia no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. A previsão é realizar cerca de 120 consultas mensais na especialidade, beneficiando a Região dos Cocais, que compreende cerca de 72 municípios no total.  

“Esse é o primeiro passo para o que realmente pretendemos, que é reiniciar a realização de cirurgias neurológicas na cidade. A previsão é que os primeiros procedimentos comecem a ser feitos já em janeiro do ano que vem, consolidando Coroatá como um verdadeiro polo de saúde para o Maranhão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que foi pessoalmente anunciar o serviço na sexta-feira (22).  

Prestigiando o anúncio da retomada do serviço, o prefeito de Coroatá, Luís Mendes Ferreira Filho, falou da alegria de em um dia receber novos serviços de saúde na cidade. “É uma alegria podermos receber várias ações e serviços, todas fruto da boa parceria que temos tido com o Governo do Estado. Portanto, quero reafirmar que esse é o nosso compromisso, o de continuar trabalhando para aqueles que mais precisam”, disse. 

Segundo o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, a demanda funcionará em regime de regulação, seja pelo próprio município ou pela regional de saúde. “Com o avanço no enfrentamento à Covid-19 e redução de casos na região temos a possibilidade de reforçar o atendimento em outras especialidades, a exemplo da neurologia. Agora, o paciente que tiver esse tipo de necessidade não precisa recorrer a transferências, mas poderá usufruir no próprio município”, pontuou.  

Avanço

Até o ano de 2014, o serviço de neurocirurgia era concentrado na capital São Luís. Com o início da gestão do governador Flávio Dino, deu-se o processo de descentralização da oferta de especialidades, sejam elas de média ou alta complexidade, com a criação dos hospitais regionais e macrorregionais.  

Atualmente, além do Macro de Coroatá, a população dispõe de atendimento neurológico no Hospital Macrorregional de Caxias, Hospital Regional de Barreirinhas, Hospital Macrorregional de Imperatriz e Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=323109">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA