A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, promove, na quarta-feira (6), Dia D de Busca Ativa de Casos Suspeitos de Sarampo, Rubéola e Paralisia Flácida, no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís (MA).
A busca ativa será feita por meio da identificação e captação de casos suspeitos os estabelecimentos de saúde públicos ou privados, e dispositivos comunitários (residências, creches, escolas, instituições de curta e longa permanência, ambiente de trabalho, templos religiosos e afins).
A estratégia se baseia na busca retrospectiva dos dados, por meio de análise de prontuários de pacientes, além de casos suspeitos que não acessaram o sistema de saúde ou que não foram detectados pelo sistema integrado de vigilância do sarampo e da rubéola. Nas unidades de saúde será realizada de forma retrospectiva no período de 06/10 a 06/11, por meio de consultas a prontuários e a prospectiva no período de 7 a 17 de novembro deste ano.
A ação estratégica também é desenvolvida com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária para que possa ser feito uma análise criteriosa e para aprimorar ainda mais o Sistema de Informação de Agravo e Notificação (SINAN). Os casos identificados na busca ativa devem ser notificados e seguir com a investigação e coleta de amostras clínicas dentro dos critérios recomendados, até sua classificação final.
Durante a ação, nesta quarta-feira (6), às 10h30, a equipe da SES visitará a sala de vacinação da Policlínica Vila Luizão. A medida é para acompanhar e incentivar as coberturas vacinais contra sarampo e poliomielite.
Serviço
O quê: Governo do Estado realiza Dia “D” de Busca Ativa de Casos Suspeitos de Sarampo, Rubéola e Paralisia Flácida
Quando: Quarta-feira (6), às 9h30.
Onde: Hospital Geral da Vila Luizão, na Rua São Paulo, S/N, na Vila Luizão.
Visualizações de postagens: 6