InícioMaranhãoGoverno realiza cerimônia de entrega de sementes da safra 2021/2022 do Projeto...

Governo realiza cerimônia de entrega de sementes da safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas

Sementes e mudas foram entregues a municípios maranhenses (Foto: Divulgação)

Quatro toneladas de sementes de arroz, sete toneladas de feijão e 20 toneladas de milho foram entregues aos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, São Luís, São João dos Patos, Bequimão, Alcântara e Matões do Norte na última segunda-feira (29), durante solenidade de distribuição das sementes da safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas em São Luís, evento promovido pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Coordenado pela Sagrima, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e a Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), o projeto objetiva fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando, assim, o aumento da produção das culturas e elevar a renda dos agricultores familiares. 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luiz Henrique Lula, o sistema do projeto é totalmente informatizado visando a participação das instituições que fazem cadastramento através de um software que está disponível no site da Sagrima. Atualmente, o projeto atende a todos os 217 municípios maranhenses, através de parcerias com secretarias municipais de agricultura (com 139 cadastradas no projeto), Agerp com a suas 19 regionais, Sindicatos (80 cadastrados), Associações (25 cadastradas) e Cooperativas (5 cadastradas) até o momento, pois este cadastro é continuo. 

“É a determinação do governador Flávio Dino que estamos levando a termo, entregando as sementes em tempo hábil, no período das chuvas. Nossa maior preocupação é fazer as sementes chegarem às mãos dos produtores rurais na época própria para o plantio e evitar qualquer tipo de comprometimento na colheita”, enfatiza Luiz Henrique Lula.

A Sagrima adquiriu para este ano agrícola sementes de milho (292.320 kg), feijão (99.440 kg) e hortaliças (946,62 kg). As sementes são levadas a armazéns regionais, localizados em regiões do Zoneamento Agropecuário do Maranhão (ZAMA). Para esta safra há armazéns em Açailândia, Balsas, Chapadinha, Peritoró, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís. No momento, o projeto conta com 90.803 produtores cadastrados, aptos a receber os grãos.  

“O Governo do Estado está de parabéns, pois essa entrega de sementes no tempo correto para fazer o plantio e ter a colheita, vai incentivar a produção dos produtores rurais”, ressaltou a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STTR) de São Luís, Ilza Ribeiro. 

Para a prefeita da Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, que também é produtora rural, com a entrega das sementes e o devido plantio, a expectativa é que haja uma boa safra para o município. “Com certeza teremos um campo farto, com produtos oriundos da agricultura familiar abastecendo nossos mercados e feiras”, exaltou. 

Participaram da solenidade, o secretário da SAF, Rodrigo Lago, o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, o deputado estadual Zé Inácio, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Liviomar Macatrão, a presidente do STTR de São Luís, Ilza Ribeiro, o secretário de Agricultura de Raposa, Vonei de Jesus e Jonas Borges, do MST, a secretaria adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicília Mirela Pinheiro, a equipe técnica do Projeto, associações e secretários municipais de agricultura dos municípios contemplados na ação. 

Projeto Mais Sementes E Mudas

Projeto Mais Sementes e Mudas incentiva a produção de culturas anuais como o feijão, o arroz, o milho, mandioca, hortaliças, maniva-semente, frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do agricultor. Visa, ainda, o aumento do produto interno bruto (PIB) do Estado do Maranhão.

O cadastro de agricultores e parceiros, distribuição e monitoramento das sementes e mudas ocorrem por meio de um software. A Sagrima credencia as organizações parceiras: Agerp, Secretarias de Agricultura dos municípios e Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais no software do Projeto Mais Sementes e autoriza em seguida para procederem o cadastramento dos agricultores(as) demandantes de sementes e mudas. 

O Projeto Mais Sementes e Mudas conta em seu banco de dados 90.803 produtores cadastrados até os momentos, pois está quantidade e variável, sendo o cadastramento de produtores contínuo.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA