A Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da secretaria adjunta de Assistência Social e a Superintendência de Proteção Social Básica, realizará, de forma online, Reunião de Apoio Técnico para fortalecer as ações de gestão e operacionalização do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), no Maranhão.
O encontro será no período de 18 a 20 de novembro e voltado para mais de 70 técnicos municipais de referência do Acessuas Trabalho e dos CRAS. O principal objetivo é assessorar tecnicamente estas equipes para viabilizar o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social a oportunidades de trabalho.
A Política de Assistência Social desenvolve estratégias para identificação e inserção do usuário/beneficiário do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no mundo do trabalho, por meio do Acessuas, considerando as potencialidades do território, as demandas de mercado e as habilidades pessoais.
A Secretária Adjunta de Assistência Social (SAAS), Margareth Cutrim, explica a importância da assistência social no mundo do trabalho. “A política de assistência social atua com estratégias para incluir usuários/beneficiários do SUAS no mundo do trabalho. A assistência acontece por meio dos serviços oferecidos pelos CRAS que acompanham as famílias em situação de vulnerabilidade social, entre as vulnerabilidades que podem existir, tem a falta de acesso a renda e trabalho. Então, essas famílias que são observadas já dentro dos próprios serviços e que já fazem o acompanhamento no Centro, são identificadas e demandadas para o programa Acessuas. Assim, oferecemos toda uma assistência voltada para a orientação profissional e encaminhamento para diversas oportunidades, como as do Sine ou a inclusão sócio-produtiva que acontece na região ou no próprio município”.
No Maranhão, 36 municípios executam o Programa Acessuas Trabalho. A boa execução do programa envolve a alimentação do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento – SIS Acessuas que é solidificado em quatros eixos de atuação: Identificação e Sensibilização dos Usuários; Desenvolvimento de Habilidades e Orientação para o Mundo do Trabalho; Acesso a Oportunidades, e Monitoramento do Percurso do Usuário.
Para Flores Regina Pinheiro, assistente social e técnica do programa em Coroatá, a qualificação técnica para o manejo correto do sistema implica diretamente na qualidade do serviço que será ofertado ao beneficiário. “O mundo do trabalho é feito das oportunidades de geração de emprego e renda, então, eu acredito ser muito importante a Reunião de Apoio Técnico para trocarmos experiências, mostrar como desenvolvemos o nosso trabalho dentro do município de Coroatá, em parceria com políticas públicas e privada. Será essencial essa troca de aprendizado com os outros municípios, para que, com isso, possamos adquirir novos conhecimentos e continuar ofertando um serviço de melhor qualidade para nossos usuários”.
A capacitação conta com a contribuição da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).