InícioMaranhãoGoverno promove procedimentos pediátricos do Mais Cirurgias, no Hospital Macrorregional de Santa...

Governo promove procedimentos pediátricos do Mais Cirurgias, no Hospital Macrorregional de Santa Inês

Crianças participaram atividade lúdica antes da cirurgia (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado tem realizado cirurgias pediátricas no Hospital Macrorregional Tomás Martins para beneficiar crianças de Santa Inês e de municípios da região. Os procedimentos fazem parte do Programa Mais Cirurgias, que gradativamente vem sendo retomado nas unidades da rede estadual de saúde.  

Nesta semana, os procedimentos contemplaram crianças de 1 a 11 anos de 18 municípios. Entre as cirurgias executadas na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram herniorrafias, para tratamento de hérnias; retirada de cistos e correção de hidrocele.

“Com a redução dos casos de internação por Covid-19, estamos retornando na rede estadual com as cirurgias eletivas que haviam sido suspensas. São procedimentos que podem voltar a ser realizados, o que é muito positivo para a população maranhense. Graças aos investimentos do Governo, a estrutura de um hospital como o Tomás Martins nos permite que muitos procedimentos sejam realizados”, ressalta o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro. 

As crianças que aguardavam por um dos procedimentos foram chamadas para consulta ambulatorial e a realização de exames para o agendamento das cirurgias. A retomada das cirurgias com os procedimentos pediátricos aconteceu no início do mês, quando foram realizadas 37 consultas e 14 intervenções cirúrgicas. Nesta terça (27) e quarta-feira (28), 14 novas cirurgias foram realizadas. 

Enquanto aguardavam os procedimentos, as crianças participaram de um momento de descontração com brincadeiras, pintura e jogos conduzidos por uma trupe de palhaços. A animação teve a intenção de aliviar a tensão das crianças antes da cirurgia. 

Para Ingridy Souza, mãe do Ícaro, de 10 anos e 8 meses, a aprovação para a cirurgia foi um alívio. “As brincadeiras e o momento de pintura ajudaram ele a ficar mais calmo. Nós também pudemos nos tranquilizar”, comentou. 

A mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, Milena Cutrim, destacou que a cirurgia vai devolver o bem-estar à criança. “Ele precisou ser submetido a uma cirurgia de hidrocele no lado direito. Antes do procedimento ele sentia muito incômodo, mas agora eu estou feliz por ver o meu filho bem e sem dor”, compartilhou. 

Com o Programa Mais Cirurgias, o objetivo é que os procedimentos sejam realizados a cada 15 dias na unidade, de forma a contemplar o máximo de crianças da região que estão à espera.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=313653">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA