InícioMaranhãoGoverno promove ações do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira

Governo promove ações do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira


Atividades do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM)

Na última semana, o Governo do Estado promoveu atividades do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A programação envolveu colaboradores e usuários, que foram incentivados a cuidarem da saúde mental. Ações semelhantes acontecem também em outras unidades da rede estadual, com programação organizada pelo Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

No HCM, pacientes recebiam uma fitinha branca e eram convidados a escrever uma frase motivacional ou um desejo. A fitinha branca é o símbolo da campanha Janeiro Branco que propõe a sensibilização da população sobre a saúde mental.  

O fisioterapeuta do HCM, Tássio Menezes, 33 anos, recebeu orientações da equipe de psicologia e escreveu uma mensagem. Cada fitinha era amarrada na barra do corredor de acesso à entrada do hospital. “Cuide da sua saúde mental para o seu corpo estar em harmonia. Para seu corpo estar em harmonia, sua mente precisa estar bem. Deus no comando sempre”, a mensagem do profissional. 

O profissional lembrou ainda que todo trabalhador da saúde deve refletir sobre esse autocuidado mental. “É aquele ditado: em casa de ferreiro, espeto de pau. A gente não deve esquecer de nos cuidarmos para poder realizar atendimento em saúde com qualidade, cuidar bem dos nossos pacientes. Em mais um ano que se inicia, a gente precisa estar em perfeito equilíbrio”, ressaltou. 

Atividades do Janeiro Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM)

Gerenciado pelo Instituto Acqua, o HCM conta com 13 psicólogos. Keilla Serra Moraes Costa é uma destas profissionais e ofereceu orientações aos participantes da ação. “No primeiro mês do ano, as pessoas criam muitas metas e podem se sentir ansiosas para alcançar os diversos objetivos. Com a pandemia, se tornou ainda mais importante falar sobre saúde mental. As pessoas se sentem mais fragilizadas, ansiosas, com medo do futuro incerto e da morte. A campanha ajuda e afirma que todos nós precisamos de acompanhamento para reconhecer sentimentos e emoções”, finalizou Keilla. 

Programação 

A campanha no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) prossegue com atividades na próxima quarta-feira (20), com sessões de auriculoterapia, atividades de meditação e avaliação do nível de estresse e ansiedade.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA