Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) volta a disponibilizar à população o ônibus para coleta externa de sangue. O veículo foi totalmente reformado, ganhando novos equipamentos e adequando-se às mudanças sanitárias e de segurança. Ele estará disponível ao lado da Biblioteca Pública Benedito Leite, das 8h às 18h.
São cerca de 10 profissionais de saúde para o manuseio do sangue. O ônibus é equipado com toda a estrutura necessária para a doação segura de sangue, como setor de triagem, consultórios, cadeiras de doação, lanchonete e espaço de estabilização. A doação de sangue é um processo simples, seguro e rápido, podendo demorar até 15 minutos.
Quase todos os tipos sanguíneos estão com estoques críticos, principalmente por causa da pandemia do coronavírus, que tem afastado ainda mais os doadores do Hemomar. Por isso, todos os protocolos de segurança estão sendo cumpridos à risca.
Os requisitos básicos para doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto (válido em todo o território nacional) e idade entre 16 e 60 anos. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.
SERVIÇO:
O QUÊ: Coleta externa do Hemomar
ONDE: Ao lado da Biblioteca Pública Benedito Leite
QUANDO: Quinta-feira (18), às 8h30
Sugestão de sonoras:
– Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde
– Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares
– Clícia Galvão, diretora do Hemomar
– Doadores de sangue