- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioMaranhãoGoverno leva atendimentos da Blitz Rosa para mulheres da região do Centro...

Governo leva atendimentos da Blitz Rosa para mulheres da região do Centro Histórico

Blitz Rosa aconteceu no Convento das Mercês, no Centro Histórico. (Foto: Márcio Sampaio)

Dando continuidade às ações da Campanha Outubro Rosa, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (20), mais uma Blitz Rosa, desta vez, beneficiando as mulheres da região do Centro Histórico.

A ação aconteceu no Convento das Mercês, localizado no Desterro, onde foram realizadas rodas de conversas com a comunidade sobre câncer de mama e abordagem de mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, com a finalidade de agendar mamografias de rastreamento.

A dona de casa Francimara Pereira Costa, 50 anos, é moradora do Desterro e aproveitou a ação para realizar o agendamento da sua mamografia. “A realização desse exame é fundamental para a saúde da mulher. Aos 19 anos eu operei os dois seios para a retirada de tumores benignos e, por isso, faço sempre o acompanhamento através de exames”, conta.

Francimara Pereira Costa, 50 anos. (Foto: Márcio Sampaio)

Durante a ação, serviços como consulta com clínico geral, atendimento psicológico, nutricional e triagem com aferição de pressão e medição de glicemia também foram oferecidos às mulheres.

Outra moradora do Desterro que também procurou os serviços da ação foi a aposentada Francisca Gomes Pereira, 74 anos, que garantiu o atendimento com o clínico geral. “Essas ações são muito importantes para a comunidade, pois nem todo mundo tem dinheiro para pagar por esses serviços na rede particular. Toda vez que tem uma ação dessa eu aproveito”, disse.

De acordo com a coordenadora da Blitz Rosa do Desterro, Leidinalva Carvalho, o objetivo da ação é incentivar as mulheres na prevenção do câncer de mama. “Estamos oferecendo vários serviços voltados para as mulheres com faixa etária de 40 anos ou mais e, principalmente, direcionando-as para o agendamento das mamografias, ferramenta fundamental no rastreamento do câncer de mama”, explica.

Francisca Gomes Pereira, 74 anos. (Foto: Márcio Sampaio)

Com o tema “A Prevenção Dura O Ano Todo. O Combate Também”, as ações da campanha Outubro Rosa acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que ampliou a oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=322811">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA