De forma inovadora e divertida, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, lançou virtualmente uma revista, em formato de passatempo, para que os cidadãos dos 217 municípios do Maranhão conheçam mais sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os seus direitos. O lançamento foi realizado nesta quinta-feira (10).
A revista informa sobre a execução de serviços sociais, programas, projetos e benefícios aos cidadãos. Ela explica também sobre o acompanhamento e orientação técnica que é dada às equipes municipais de assistência, como a vigilância sobre a qualidade dos serviços ofertados e sobre as situações de vulnerabilidade social e violações de direitos que afetam a população.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, a revista vem garantir a política de acesso ao conhecimento para as pessoas de todos os 217 municípios a respeito do SUAS. “A cartilha permite de forma leve e lúdica a chegada da informação a toda a população, caracterizando-se como um material democrático. Até as crianças vão poder conhecer a importância do Sistema Único de Assistência Social. Em formato de revistinha passatempo, fácil e prático, o conhecimento é repassado”.
Com a participação dos secretários municipais de Assistência Social, o lançamento contou também com a presença do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, que ressaltou a importância de um material educativo sobre o SUAS e a ocasionalidade favorável por hoje ser o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “A Sedes está de parabéns pelo lançamento dessa revista, uma vez que o acesso a informações sobre os direitos sociais, sem distinções com a humanidade, é de fundamental importância em nossa sociedade. Este lançamento foi propício por acontecer no dia de hoje, 10 de dezembro, data em que comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos”.
Seguindo as orientações sanitárias e normativas em vigor por conta da pandemia da Covid-19, a solenidade de lançamento ocorreu todo de forma online, via a plataforma ConectaSUAS, com secretários municipais.
Para a secretaria adjunta de Assistência Social, Margareth Cutrim, a revista vem contribuir para reforçar e difundir a política de assistência social. “Para nós, o lançamento da cartilha é um momento importante, no sentido de termos um desafio de popularizar e fazer com que todos tenham domínio do que é o SUAS, de quais são os seus serviços e quais são seus benefícios. A revista é fácil de manusear foi pensada para atender a diversidade do público que são assistidos pela nossa política de assistência social, que vai do índio, ao quilombola, a criança, ao idoso, pessoa com deficiência e todos aqueles que precisam dos serviços socioassistenciais, para que, dessa maneira, eles consigam compreender melhor todas informações”.
Sobre a revista
A cartilha SUAS conta com diversos passatempos como caça-palavras, diagrama, criptograma, código secreto, encaixe, jogos dos erros, dentre outros. É por meio dessa forma lúdica que a população se informa sobre onde e como são ofertados os serviços e os benefícios que estão assegurados pela Política de Assistência Social.
O material será disponibilizado para todos os 217 municípios por meio das secretarias municipais e instituições parceiras da Sedes que trabalham com a Política de Assistência Social.