InícioMaranhãoGoverno do Maranhão lança Programa Cuidar, que garante proteção aos orfãos da...

Governo do Maranhão lança Programa Cuidar, que garante proteção aos orfãos da pandemia

Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou de forma on-line o lançamento do Programa Cuidar. Como parte do lançamento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, que trata do Protocolo Estadual de Identificação e Proteção às Crianças Órfãs, em consequência da Covid-19. 

O Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado entre órgãos do Governo do Maranhão, Ministério Público, Corregedoria Geral do Estado, Federação dos Municípios e os Conselhos de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Durante a solenidade, além dos representantes das instituições que compõem a rede estadual de proteção da criança e do adolescente do Maranhão, participaram também a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Lira e a representante da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste, Iris Maria de Oliveira. 

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser pontuou que o Programa Cuidar tem como finalidade garantir proteção especial a crianças e adolescentes (acolhido por família substituta sob guarda, tutela ou adoção, conforme artigos 28 a 35 do ECA, ou em acolhimento institucional), órfãos pela Covid-19 durante a pandemia, oportunizando acesso aos seus direitos fundamentais. 

“Mais uma vez, o governador Flávio Dino tem uma iniciativa que se torna referência para todo o Brasil. O Programa Cuidar irá garantir o benefício do Auxílio Cuidar para crianças e adolescentes órfãos de pais vítimas do Covid-19, oportunizando acesso aos seus direitos fundamentais. A nossa missão é o compromisso do dever constitucional de proteger a família e assegurar proteção à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e fragilidade”, reforçou Márcio Honaiser. 

A secretária adjunta da Assistência Social da Sedes (SAAS), Margarete Cutrim, explica que a partir do Auxílio Cuidar, por determinação do governador Flávio Dino e do secretário Márcio Honaiser, foi concebido o Programa Cuidar que é uma articulação de várias políticas públicas voltadas para a proteção da criança e do adolescente. 

“É um esforço coletivo do Governo do Estado por meio da política de assistência social, educação, saúde, direitos humanos e trabalho para que possamos proteger especialmente, neste momento, do trauma, da dor e da perda, as crianças e os adolescentes”, disse Margarete Cutrim.

A secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Iris Maria de Oliveira, parabenizou o Governo do Estado pela inciativa e, durante a live, destacou que o Maranhão, a partir de agora, se torna referência para todo o Brasil.

“Parabéns ao Maranhão por essa iniciativa, estimulando e incentivando a todos nós. Uma grande oportunidade que o Nordeste e todo o país estão tendo em aprender com a experiência do Maranhão que está nos ensinando em relação à proteção à criança e ao adolescente em tempos tão difíceis como esse vividos”, disse. 

Na oportunidade a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Lira, também destacou a prontidão do Maranhão em assegurar os direitos das crianças e adolescentes órfãos, vítimas da Covid-19. 

O Auxílio Cuidar será no valor de R$ 500,00 reais e concedido como instrumento de proteção material para a criança e/ou adolescente em situação de orfandade bilateral, até completar a maioridade.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315411">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA