Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025
InícioMaranhãoGoverno do Maranhão inspira criação da Rede Cuidar no Amapá

Governo do Maranhão inspira criação da Rede Cuidar no Amapá

Equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá e representantes da OPAS conheceram a experiência maranhense (Foto: Ruy Barros)

Nesta segunda-feira (19), uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá visitou as instalações da Rede Cuidar, criada pelo Governo do Maranhão para prestar assistência a pacientes em processo de reabilitação pós-Covid. A equipe esteve acompanhada de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Além da Rede Cuidar, no Hospital Carlos Macieira (HCM), a comitiva também visitou as instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Olho d’Água e a Policlínica do Idoso. 

“Ficamos felizes em poder servir ao estado vizinho do Amapá. Esperamos que as nossas experiências exitosas sirvam de orientação e exemplo para os amigos da Secretaria de Saúde, bem como aos profissionais de saúde que arduamente têm trabalhado prestando atendimento à população acometida da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Implantada pelo Governo do Estado em abril deste ano, a Rede Cuidar presta suporte gratuito a pacientes que apresentaram sequelas da Covid-19. O anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) é um dos espaços que oferecem esse atendimento e conta com ambulatório, consultórios para atendimento clínico, sala de coleta e sala de triagem. Desde o início das atividades, já foram realizados 5.194 atendimentos no espaço.

No espaço, o paciente conta com consultas em cardiologia, neurologia, pneumologia, endocrinologia, psicologia e psiquiatria, além de atendimento multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Em São Luís, o ambulatório da Rede Cuidar funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com Luciano Casali, secretário adjunto de Gestão e Planejamento do Amapá, o interesse pela visita surgiu após indicação da OPAS para conhecer o trabalho desenvolvido no Maranhão. “É uma demanda do governo que já temos buscado atender. Ao ficarmos sabendo pela OPAS que aqui havia sido empregado o serviço, viemos conhecer de perto o funcionamento. Ficamos impressionados com a estrutura, o fluxo e as dependências, por isso a nossa intenção é refletir o que foi feito aqui no nosso estado”, revelou. 

Para Rodrigo Said, consultor nacional da OPAS, a missão é fazer o intercâmbio de gestão. “Temos feito um trabalho junto às Secretarias de Saúde dos estados e dos municípios na identificação de boas práticas na preparação e resposta ao Covid. Há alguns meses, visitamos o estado e identificamos o acompanhamento pós-Covid feito pela Rede Cuidar, com a construção de um fluxo bem estabelecido. Esperamos que essa troca de experiências torne possível a implantação no estado vizinho do que tem sido feito aqui”, destacou.  

Além da capital, a Rede Cuidar também conta com atendimentos no Hospital Macrorregional de Imperatriz e nas policlínicas de Santa Inês e Presidente Dutra.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312635">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA