InícioMaranhãoGoverno do Maranhão inicia programa de fomento a produção indígena

Governo do Maranhão inicia programa de fomento a produção indígena


Nesta semana, o Governo do Maranhão iniciou as entregas dos cartões de fomento do Programa Maranhão Verde – Eixo Indígena. Homens e mulheres residentes das terras Indígenas (TIs) Alto Turiaçu, Arariboia, Bacurizinho, Cana Brava, Kanela e Morro Branco receberam os primeiros 45 cartões que serão usados para a utilização do fomento, que tem o valor individual de R$ 2.700,00.

Cerca de 900 fomentos para investimentos em projetos produtivos, como: roças agroecológicas, criação de animais de pequeno porte, processamento de produtos agroextrativistas e outras atividades produtivas. A entrega está sendo realizada pelos extensionistas da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA).

As entrega está sendo feita de forma escalonada, respeitando as medidas sanitárias, devido a pandemia da Covid-19. Receberão o cartão famílias indígenas dos municípios de 16 TIs localizadas nós municípios de Itaipava do Grajaú, Bom Jardim, Grajaú, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Maranhãozinho, Centro do Guilherme, Montes Altos, Sítio Novo, Lajeado Novo, Montes Altos, Bom Jardim, Barra do Corda, Arame, Buriticupu, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Tuntum.

“Esperamos que a entrega de todos os cartões aconteça até o final do mês. Esta ação é pioneira no Maranhão e ressalta o compromisso do Governo do Estado em apoiar os povos e comunidades tradicionais e de ver a agricultura familiar como indutora de renda”, explica o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

O Eixo Indígena do Programa Maranhão Verde tem a temática “conservar, capacitar e produzir”. Conduzirão as atividades 31 extensionistas da Agerp, 13 deles indígenas. Eles atuam com assistência técnica, capacitação e incentivo a comercialização.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA