O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, na terça-feira (13), a solenidade de entrega dos cartões aos beneficiários do Programa Maranhão Verde Pró-Campo, em Palmeirândia, com o Subprojeto “Igarapé-Açú”, e em Penalva, com o Subprojeto “Proteção à Produção”. O programa engloba também os municípios de Pinheiro, com o Subprojeto “Pinheiro Verde”, e Santa Helena, com o Subprojeto “Plantando Vida”. Na oportunidade, o Governo do Estado também entregou um viveiro de mudas, em Penalva, essencial para preservação e manutenção do meio ambiente, além de equipamentos.
O Programa Maranhão Verde tem a finalidade de fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, além de promover a cidadania e melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza através de atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o programa será um sucesso na Baixada Maranhense. “Hoje finalizamos na cidade de Penalva a entrega dos cartões aos beneficiários do Programa Maranhão Verde. Esse é um programa visionário do governador Flávio Dino em que a SEMA coordena todas as ações. É com extremo orgulho que viemos ao Povoado do Curral com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; prefeito de Penalva, Ronildo Campos; deputado federal André Fufuca e secretários de Estado do Governo do Maranhão para que possamos fazer o curso de capacitação inicial aos beneficiários. Tenho certeza que o programa será sucesso na Baixada, tanto que o governador Flávio Dino irá ampliar para mais quatro municípios dessa amada região e acrescentou mais dois para a amada região do Vale do Pindaré”, frisou.
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, enfatizou a importância do Programa Maranhão Verde. “É um dia de muita alegria para todos, pois os beneficiários do programa terão uma renda garantida de R$ 300 reais por dois anos. Então, é de extrema importância, principalmente em tempo de pandemia. Começamos por Pinheiro, depois Santa Helena, e hoje entregamos os cartões em Palmeirândia e Penalva. O programa é voltado para questões ambientais e os beneficiários farão uma recuperação ambiental; serão dadas também palestras, as pessoas serão capacitadas e vão exercer um papel muito importante para o meio ambiente no resgate das áreas degradadas, preservação das matas ciliares e nascentes”, disse.
Ao todo, serão 400 beneficiários que irão receber a Bolsa Maranhão Verde no valor de R$300,00, pago a cada dois meses como forma de incentivo a recuperação ambiental e complementação de renda. A meta prevista para essa nova etapa será o plantio de 60 mil mudas, beneficiando assim o meio ambiente, combatendo o aquecimento global, reduzindo a erosão e a degradação do solo e purificando o ar.
Estiveram presentes o Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o Secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o Deputado Federal, André Fufuca, o Prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, o Prefeito de Penalva, Ronildo Campos, o Vice-Prefeito de Penalva, Robson Jansen, a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Penalva, Maria Caetana Pires, a Assessora Técnica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gabriela Barros e demais autoridades.
Saiba mais sobre o Programa
O primeiro projeto do Maranhão Verde foi executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, com a participação de 189 famílias do parque. Atualmente, o programa é realizado no Parque Estadual do Bacanga, com o projeto Florestas Protetoras de Mananciais, destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã, nascentes do Rio Prata, Rio Bacanga e áreas degradadas.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312410">>