InícioMaranhãoGoverno do Estado realiza ação educativa contra o tabagismo

Governo do Estado realiza ação educativa contra o tabagismo

Ação educativa contra o tabagismo visitou escolas (Foto: Márcio Sampaio)
Ação educativa contra o tabagismo visitou escolas (Foto: Márcio Sampaio)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (1º), ações educativas junto a alunos da rede estadual em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Neste ano, a campanha contra o tabagismo tem como tema “Pare de fumar, não pare de viver” e busca conscientizar adolescentes e jovens sobre os riscos do tabagismo e as doenças associadas à prática, além de apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

As ações, que fazem referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, no dia 29 de agosto, continuarão sendo realizadas em setembro. O trabalho é resultado da parceria entre a Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) e o Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES. Em cada visita escolar, os agentes do estado promoverão mini palestras, com espaço para discussões sobre o assunto.

“A pessoa usuária do tabaco também pode ser considerada como portadora de uma doença crônica, já que a prática favorece processos de inflamação em todo o sistema respiratório, além da entrada de vírus, bactérias e fungos no organismo, inclusive a infecção pelo coronavírus”, disse o chefe do departamento dos serviços de saúde da SUVISA-SES, João Nery. 

Durante a ação na escola Liceu Maranhense, foram distribuídos panfletos com informações sobre o que é o tabagismo e as formas de tratamento. Em São Luís, o tratamento para fumantes na rede estadual é oferecido pelo Centro de Atenção Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), localizado no Monte Castelo. 

O professor de Língua Portuguesa, Leônidas Matos, disse que a iniciativa é mais que bem-vinda. “Sem dúvidas, ideias como esta ampliam a visão de mundo dos alunos, os ajudando a enfrentar, de maneira consciente, a realidade que os envolve”, disse o professor. 

Para Antônio Vinícius Brito, ação alerta para os males do tabagismo (Foto: Márcio Sampaio)

Aluno do terceiro ano do ensino médio, Antônio Vinícius Brito, de 18 anos, comentou que ações do tipo são sempre positivas. “Infelizmente, muitos começam a fumar ainda muito jovens achando que isso é legal, mas acabam se viciando. Então, trazer essa discussão para dentro das escolas, alertando sobre os malefícios, ajuda a evitar o surgimento de doenças e outros malefícios para o corpo humano”, compartilhou. 

Entre as doenças as quais o os tabagistas estão propensos, estão as crônicas não transmissíveis como infarto do miocárdio, bronquite crônica e enfisema pulmonar, acidente vascular cerebral, tuberculose, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras enfermidades. 

Dentro da SES, o Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso é o setor que coordena a Política de Controle do Tabagismo. “O principal objetivo é a prevenção e a iniciação do uso do tabaco em crianças e adolescentes. Buscamos atuar dentro da cessação das pessoas que desejam parar de fumar, através de ações estratégicas e atividades intra e intersetoriais”, comentou a coordenadora do departamento, Claudiana Cordeiro.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=317918">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA