InícioMaranhãoGoverno do Estado lança edital para pagamento de auxílio emergencial aos catadores...

Governo do Estado lança edital para pagamento de auxílio emergencial aos catadores maranhenses


Catadores maranhenses receberão auxílio emergencial (Foto: Laryssa Melo)

O governador Flávio Dino sancionou, em dezembro do ano passado, a lei que cria o Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial), no valor de R$ 400, para os catadores, visando ajudar esse segmento a enfrentar as adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.

Agora, o Governo do Estado, realiza abertura de edital para cadastramento dos catadores e catadoras de resíduos sólidos, vinculados a associações e cooperativas, conforme previsto pela Lei Estadual Nº 11.380. O edital de cadastramento estará disponível para consulta a partir de 01 de março de 2021 e os interessados deverão acessar o site www.trabalho.ma.gov.br. 

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, informou que o processo para início do pagamento do auxílio emergencial terá início no mês de abril.  “Após a sanção da lei, feita pelo governador Flávio Dino, estamos realizando a abertura de edital para que catadores e catadoras de resíduos sólidos sejam cadastrados pelas associações e cooperativas para que tenham acesso ao benefício”, explicou. 

Jowberth Alves afirmou que, além do apoio financeiro, o Governo do Estado entregará a Carteira Estadual do Catador. “O objetivo é identificar esses profissionais, concedendo a eles acesso livre a eventos culturais, esportivos e religiosos no estado, para realização da coleta de resíduos e acesso gratuito para consumo em toda a rede de Restaurantes Populares no Maranhão”. 

O pagamento do auxílio emergencial será feito pela Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), de forma prioritária, aos beneficiários do Projeto Pró Catador.

Auxílio emergencial catadores

O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19. 

Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente. 

Projeto Pró Catador

O Projeto Pró Catador alcança mais de 1.800 trabalhadores de 19 cooperativas e associações, em mais de 20 municípios. A ação estimula a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica e integram o pacote de ações do Governo do Estado para proteger os maranhenses dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 e servem como incremento da renda destes trabalhadores.

Entre as ações foram realizados seminários interestaduais e um evento estadual, em 2020, para discutir a situação deste segmento e ações para sua melhor qualidade de trabalho e de vida.

O projeto gerou o documentário “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo”, mostrando a rotina destes trabalhadores, suas lutas e conquistas.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA