InícioMaranhãoGoverno do Estado incentiva implantação de Organismos de Políticas Públicas para as...

Governo do Estado incentiva implantação de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres em municípios


OPMs ampliam oferta de políticas públicas para mulheres nos municípios (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, investe no fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres ao incentivar a implantação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) em municípios do Maranhão.

Mesmo diante do cenário desafiador da pandemia, que impacta diretamente na vida das mulheres, o Governo do Estado não tem medido esforços para levar políticas públicas às mulheres maranhenses. No início de 2019, haviam apenas 82 OPMs nos municípios do estado, sendo 9 desativadas. Atualmente, já 115 OPMs, um aumento de 40% que contempla 33 cidades.

Para a chefe do Departamento de Gestão e Articulação da SEMU, Antonieta Lago. “A meta é chegar aos 217 municípios que compõem o Estado do Maranhão, estimulando a criação e fortalecimento desses organismos para que as políticas de proteção e de garantia dos direitos sejam efetivadas de maneira permanente e atenda a diversidade de mulheres maranhenses”.

A superintendente do OPM de Peritoró, Lionete Silva, destaca a importância da criação e fortalecimento desses organismos nas esferas municipais. “Fui vítima de violência doméstica, e enquanto ex-vereadora, foi de minha autoria o projeto de lei que para a criação de uma Superintendência de Políticas Públicas de Direitos da Mulher, um departamento implantado dentro da pasta de Assistência Social. O prefeito da atual gestão abraçou este projeto de suma importância para o município, onde hoje sou a superintendente. O departamento é um apoio às nossas mulheres na luta pela proteção e garantia dos seus direitos”, destacou.

A SEMU tem como objetivo principal garantir o fortalecimento de políticas voltadas para a igualdade de gênero, incentivando a ampliação, promovendo capacitação e dispensando apoio necessário às equipes dos organismos municipais específicos de defesa de direitos, como Secretarias, Departamento e Coordenadorias, possibilitando assim que as mulheres tenham acesso a serviços essenciais como políticas de enfrentamento a violência doméstica e familiar, atendimento de saúde para prevenção de doenças e, sobretudo, incentivo à autonomia econômica.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA