Conhecer o trabalho de controle do tabagismo desenvolvido nos 30 municípios maranhenses que possuem consultórios de tratamento do fumante atuantes e promover a troca de experiências foi a finalidade do Encontro Avaliativo e Participativo de Combate ao Tabagismo, realizado nesta sexta-feira (23), no auditório do Edifício João Goulart, centro de São Luís. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e reuniu, durante todo o dia, profissionais dos municípios que já possuem consultórios atuando e os aptos a implantação.
O superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Ferreira, disse que a política pública de combate ao tabagismo precisa avançar em todos os municípios, assegurando o suporte necessário para população. “Agradeço o compromisso de cada profissional da Atenção Primária que se dispôs a estar aqui para compartilhar as experiências ou buscar solucionar duvidas para a implantação dos consultórios. Estamos para apoiar os municípios neste grande desafio de controlar os fatores de risco e o tabagismo é um deles, que muitas vezes começa na adolescência e causa dependência química e graves doenças”, completou William Ferreira.
Apoiadora do Ministério da Saúde no Maranhão, Rosana Balestrelo enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Atenção Básica, que é oferecer às pessoas fumantes a possibilidade de substituir o cigarro – que causa alegria, prazer, doença e morte – por medicamentos e orientações de hábitos de vida mais saudáveis que incluem alimentação, socialização e atividades físicas.
O município de Imperatriz conta com 11 consultórios de tratamento de fumantes, implantados há nove meses. O coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo de Imperatriz, José Elias Mendonça disse que nove atuam em Unidades Básicas de Saúde, um no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/AD) e um na UBS Prisional.
“O nosso grande diferencial foi que capacitamos os profissionais e sensibilizamos os outros servidores para ajudar e encaminhar os pacientes, que muitas pessoas têm interesse e não sabem como começar a parar de fumar. A nossa avaliação é muito positiva e a meta é implantar 14 consultórios nas unidades de “Atendimento de Saúde da Hora” que funcionam das 9 às 17 em todos os bairros de Imperatriz”, completou José Elias.
O coordenador do Programa do Controle do Tabagismo em Itapecuru-Mirim, Hélio Augusto Barros, participou do treinamento para a implantação da Política Nacional do Controle do Tabagismo e adiantou que até o próximo dia 15 de setembro, o município terá três consultórios. “A nossa intenção é contribuir para fortalecer a política pública de combate ao tabagismo”, afirmou o coordenador.
O encontro contou ainda com a presença da superintendente estadual de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Vasconcelos, da coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro e da técnica do MS, Tâmara Oliveira.
Visualizações de postagens: 31