Três obras de grande relevância serão entregues à população, neste final de semana. Trata-se da Revitalização da Capela de São Pedro e da Estrada Tauá-Mirim e Praça Tereza Salgado, que foram executadas pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM).
A Capela de São Pedro será entregue no sábado (18). Contará com apresentações da Cia. Barrica e do Boi de Santa Fé. A revitalização da Capela é uma obra incluída no pacote de ações do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado. Ao todo, foi revitalizada uma área de aproximadamente 9.500m².
Os serviços incluíram recuperação de calçadas e da estrutura de contenção; instalações elétrica e hidráulica; pinturas; paisagismo; serviços complementares, além da recuperação da estrutura da Capela propriamente dita. “Os trabalhos foram realizados tanto na Capela, quanto na área que faz parte do complexo do Largo de São Pedro”, afirma o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.
Mobilidade e lazer
A Estrada Tauá-Mirim, por sua vez, será entregue no domingo, 19, às 8h30. A ação acontece no povoado Jacamim, onde também será entregue a Praça Tereza Salgado, que foi revitalizada pelo Governo do Estado, por meio da AGEM.
A pavimentação da Estrada principal, que liga Portinho a Jacamim, foi feita com Tratamento Superficial Duplo (TSD) e possui cinco quilômetros. Além disso, também foi construída uma rampa de acesso, que garante segurança no embarque e desembarque. O melhoramento das vicinais, que fazem a interligação entre as comunidades Ilha Pequena, Amapá e Embaubal, somam mais quatro quilômetros.
A Praça Tereza Salgado, inaugurada em 2003, foi revitalizada e ganhou equipamentos de academia ao ar livre e playground. Além disso, o palco teve sua cobertura totalmente reformada, bem como toda a área da Praça, o que incluiu as paredes do palco, meio-fio, recuperação de piso, colocação de grama e vegetação. “Além disso, todo o espaço recebeu nova pintura”, finaliza Lívio Corrêa. A área total da Praça Tereza Salgado é de 815m².
Tauá-Mirim está localizada na zona rural de São Luís, nas proximidades da Estiva e do Coqueiro. Pertence ao município de São Luís, distante 20 km do centro da cidade. Na ilha vivem cerca de 700 famílias.