
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino, participou, na quinta-feira (7), de reunião virtual com o embaixador da República da Indonésia no Brasil, Edi Yusup.
Na reunião, o secretário destacou o potencial produtivo do Maranhão em diversas cadeias e apontou a possibilidade de trocas comerciais entre os dois países.
“Temos total interesse em intensificar as parcerias do Maranhão com o exterior. Nós, da Seinc, nos colocamos à disposição dos empresários maranhenses para que possamos ajudar estes empreendedores a se expandir e fazer as transações necessárias”, analisou o secretário.
Empresas de diversos segmentos – do ramo de biscoitos, café, molhos, entre outros – participaram da reunião da Seinc com o representante da Embaixada da República da Indonésia, apresentando seus produtos e tirando dúvidas sobre possíveis parcerias. Foram elas: Biscoitos D’Minas, Geleia Sabor da Ilha, Molhos Cowboy, Saborativo, Chinelaria Morecana, Okka Florestas Brasileiras, Lavest e Babaçu Café.
Embaixador da República da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, confirmou o interesse de parcerias e convidou os empresários do Maranhão para apresentarem seus produtos no INA Acess Indonesia, evento on-line que terá fórum, discussões, painéis e outras programações durante o mês de outubro.

Visita de embaixadores do Sudeste Asiático
A reunião com o embaixador Edi Yusup é reflexo das tratativas iniciadas com a visita de embaixadores dos países do sudeste asiático, que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – formada pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã e Mianmar -, ao Governo do Maranhão, em setembro deste ano.
A ASEAN visa estabelecer zona de livre comércio e realizar parcerias para uma única política externa comercial. Durante a visita, os embaixadores participaram de uma reunião com empresários maranhenses, realizada no Palácio dos Leões, que objetivou apresentar produtos da indústria maranhense e oportunidades de negócios com ênfase em alimentos, bem como as potencialidades estratégicas do Maranhão.
Missão empresarial
Ainda durante a reunião, o secretário da Seinc citou a possibilidade de levar uma comitiva formada por empresários maranhenses até a Indonésia – em ação semelhante à realizada na China, em 2019.
Na ocasião, a Missão Maranhense à China, conduzida por Simplício Araújo, contou com uma comitiva formada por 54 micro e pequenos empresários maranhenses, que participaram da maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair 2019 e, também, de rodada de negócios.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=321670">>