
Foi instituído, na quinta-feira (4), em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em São Luís, o Comitê Permanente de Assistência Social, integrado pelo Governo do Maranhão e os municípios que compõem a Grande Ilha. O objetivo é formular uma série de iniciativas de enfrentamento a pandemia da Covid-19.
Participaram da reunião, o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry; secretários de Assistência Social dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa; e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
Marcio Jerry afirmou que essa união é extremamente necessária neste momento de crise. “Por isso, criamos o comitê para discutir, de forma conjunta, e monitorar as demandas relativas à questão. É preciso formular iniciativas de amparo às classes em situação de vulnerabilidade”, destacou.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social de São Luís, Rosangela Bertoldo, afirmou que a iniciativa possibilitará a criação de estratégias direcionadas. “A criação do comitê vai permitir a construção de plano estratégico e articulado para atendimentos das famílias que vivem em situação de risco. E isso é mais necessário”.
O Comitê Permanente será coordenado pela secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margareth Cutrim. Para ela, as ações estão no caminho certo. “É muito importante a reunião de hoje, o olhar sensível do Governo do Estado, preocupado com as famílias fragilizadas, que são as mais atingidas nesse período. Hoje foi um passo inicial. Temos muito trabalho ainda pela frente”, concluiu.