Moradores da Estiva e arredores passam a contar com um novo e equipado espaço público para a prática esportiva, lazer e convivência. A Praça do Povo, totalmente reformada pelo Governo do Estado, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (23) e representa mais um avanço na política de recuperação e revitalização de áreas públicas nos bairros. O espaço existe há 45 anos e nunca havia recebido reforma geral.
“A praça é um espaço importante e essa importância aumenta quando se tem a construção por apenados, em um projeto tão significativo como esse em parceria com a SEAP. A comunidade vai poder usufruir com segurança, e para garantir ainda maior conforto, iremos instalar um playground. Um ambiente que antes era escuro e inseguro, agora é familiar e pode ser frequentado por todos os moradores”, pontuou o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça.
A obra de revitalização da Praça do Povo teve como objetivo garantir equipamentos de esporte e lazer para a comunidade da Estiva, zona rural de São Luís. A reforma equipou a Praça do Povo com bancos de concreto, academia ao ar livre, além de áreas verdes com delimitação de canteiros e adequação/instalação de rampas de acessibilidade. Foram 844,79 m² de área revitalizada.
Para a técnica em Meio Ambiente, Hilka Mayara Silva, a praça representa um espaço de união para os moradores e será muito bem cuidada. “Essa praça tem mais de quatro décadas e há tempos esperamos por essa reforma. Este momento pelo qual passamos é uma satisfação termos conseguido. O governador Flávio Dino fez essa praça com carinho para nossa Estiva e iremos zelar, pois essa praça é uma luta de toda a comunidade e, agora, se tornou real”, enfatizou a moradora.
Os serviços são da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Prefeitura de São Luís. O trabalho foi realizado com a mão de obra internos do sistema penitenciário, reforçando a ações de ressocialização, promovendo cidadania e resgatando a dignidade dos apenados. Com o projeto, eles têm mais uma oportunidade para mostrar seu empenho à população.
“É um projeto muito bom e gratificante, pois essas pessoas podem reescrever suas histórias e a melhor forma de fazer isso é prestando serviço à sociedade. Uma praça tem uma representatividade enorme para uma comunidade, um valor simbólico e prático por gerar qualidade de vida”, destaca a secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária da SEAP, Kelly Carvalho.
Os apenados inseridos na ação podem ter benefícios como a remissão de pena, reduzindo assim o tempo no sistema penitenciário, de acordo com os dias trabalhados. A medida atende ainda critérios da Lei de Execução Penal (LEP), em oportunizar ressocialização aos internos. Integrando a iniciativa, na terça-feira (22), foi entregue a Praça Vinte e Um Anjos, no Residencial Alexandra Tavares.