InícioMaranhãoGoverno do Estado atendeu quase 300 pacientes na primeira etapa do mutirão...

Governo do Estado atendeu quase 300 pacientes na primeira etapa do mutirão de próteses dentárias na Unidade Sorrir Praia Grande

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa Cirurgias – Aqui, a fila anda, realizou a triagem de 285 pacientes na primeira etapa do mutirão de próteses na Unidade de Especialidade Odontológica Sorrir Praia Grande, em São Luís, no último sábado (24) e domingo (25). Cerca de 300 próteses serão entregues no prazo de 30 dias aos pacientes assistidos na ação.

A coordenadora da Rede de Atenção Especializada em Saúde Bucal da SES, Ingrid Martins destacou o impacto positivo da iniciativa do Governo do Estado. “Esse mutirão, instituído pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário Tiago Fernandes, devolverá sorriso e autoestima a centenas de maranhenses. Nossa equipe está empenhada em trazer o melhor atendimento, tornando esse evento um marco na história da saúde bucal do estado”.

O responsável técnico da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, explicou a importância da ação. “O Maranhão ainda possui uma grande quantidade de pessoas desdentadas ou que usam dentaduras mal adaptadas, o que pode causar inibição social e aumentar o risco de câncer de boca, uma doença com alta mortalidade. Este mutirão busca devolver função mastigatória, estética e, principalmente, qualidade de vida a esses pacientes”.

Com um fluxo de tratamento dividido em quatro etapas, o mutirão começou com a triagem e moldagem das próteses, garantindo que os pacientes necessitados iniciem seu processo de reabilitação bucal. “Estamos trabalhando com especialistas em prótese dentária para garantir um tratamento de qualidade. Os pacientes que precisam de outros procedimentos, como extração ou restauração, serão atendidos eletivamente durante a semana”, complementou Fabrício.

Entre os beneficiados pelo mutirão, está Nilza Maria Dias Costa, diarista de 59 anos, que expressou sua gratidão. “É a segunda vez que venho para fazer minha prótese. É um sonho ter essa assistência bucal, que é muito cara e difícil de pagar. Agradeço muito a Deus e aos profissionais por essa oportunidade”.

O aposentado Hermínio Maciel, de 82 anos, também ressaltou a importância da prótese para sua saúde e bem-estar. “Minha gengiva é muito dolorida sem os dentes. Usar a prótese é essencial para mim, senão, não consigo nem comer direito”.

Sobre a Rede

A Rede Sorrir é uma referência no atendimento odontológico gratuito pelo SUS, com unidades em São Luís, Caxias, Presidente Dutra e serviços móveis que chegam a localidades como Santa Inês e Coroatá. Oferece uma ampla gama de atendimentos, incluindo dentística restauradora, endodontia, periodontia, próteses, estomatologia, cirurgias bucomaxilofaciais, ortodontia, implantes, odontopediatria, além de diagnósticos precoces do câncer bucal e cuidados para pacientes com necessidades especiais.

A unidade Sorrir Praia Grande, da rede da SES, gerenciada pelo Instituto Acqua, é a primeira do segmento público odontológico a receber Acreditação Nível I pela ONA. Com 17 consultórios equipados e uma equipe de cerca de 120 profissionais, a unidade se destaca no atendimento de urgência e emergência bucal, funcionando de segunda a sábado. Além disso, o Sorrir Móvel amplia o alcance do atendimento, oferecendo serviços odontológicos itinerantes em áreas mais remotas.

Visualizações de postagens: 19

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA