
Como forma de auxiliar as instituições de acolhimento do Maranhão, neste difícil momento da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) deu continuidade, nesta terça-feira (2), a rota de distribuição de doações para entidades de acolhimento do Maranhão. A entrega desta terça foi realizada nas cidades de Pedreiras, Bacabal e Santa Inês.
Três instituições foram contempladas: o Centro de Assistência Solidária ao Idoso (CASI), no município de Pedreiras; a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Bacabal; e a comunidade terapêutica Associação de Reabilitação e Ressoalização Fonte de Vida, em Santa Inês. As entidades foram beneficiadas com as mais de 5 toneladas de doações entre alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Para o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, a parceria entre o Governo do Estado e as instituições de acolhimento, durante o período da pandemia, é fundamental para executar ações que proporcionam saúde e segurança para quem mais precisa.
“Esta é mais uma ação dentre as várias que o Governo do Estado realiza por meio da Sedes, desde o início da pandemia, para ajudar as instituições que acolhem os idosos, crianças e adolescentes, além da população em situação de rua. Estes produtos serão distribuídos entre asilos, Centro Pop, e comunidades quilombolas. Precisamos entender que a batalha contra o coronavírus ainda não acabou e as pessoas em situação de vulnerabilidade seguem precisando da assistência do poder público”, pontuou o secretário.
Maria das Graças, fundadora e coordenadora do Centro de Assistência Solidária ao Idoso, em Pedreiras, disse que os materiais e os alimentos recebidos foram fundamentais para abastecer o local e o sentimento é de satisfação com as doações recebidas.
“Só tenho a agradecer ao Governo do Estado do Maranhão, ao secretário Márcio Honaiser e à secretária adjunta Margareth Cutrim, por essa inciativa que com certeza nos ajudará a manter nossos idosos com uma boa alimentação o que reflete diretamente na sua saúde. Tudo chegou em boa hora. Esta doação é muito bem-vinda, a gente já estava em uma situação crítica, principalmente com relação aos alimentos”, afirmou.
No total, 84 instituições de acolhimento, de mais de 25 municípios maranhenses receberão doações de mais de 110 toneladas de materiais.