A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) segue realizando ações de desenvolvimento do turismo para os municípios que compõem os polos turísticos no Maranhão. Dessa vez, por meio da Caravana Mais Turismo, entre os dias 23 e 27 de agosto, as cidades de Morros e Icatu, situadas no polo Munim, foram contempladas com a oferta de cursos de qualificação profissional, visitas a estabelecimento para renovação e cadastro no Cadastur, realização de blitz do programa Mais Infância Mais Turismo, além de reunião com gestores e o trade turístico desses municípios.
As ações foram realizadas pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, em parceria com as prefeituras municipais contempladas onde, durante cinco dias, qualificaram um total de 160 pessoas, com cursos de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos; Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes; Hospedagem Familiar (carga horária de 8 horas); Informações Turísticas; Condução de Passeios em Ambientes Naturais; Qualidade no Atendimento (carga horária de 12 horas).
Além dos cursos foram sensibilizadas 97 pessoas com blitz educativas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, com a entrega de materiais informativos como cartazes, adesivos e bottons, que foram afixados em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos visitados.
Na ocasião, foram realizados também, 20 cadastros iniciais e seis renovações no Cadastur de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos na região.
Em Icatu, moradores dos povoados Boqueirão e Santa Maria também tiveram seus conhecimentos aprimorados com cursos de qualificação profissional.
“Por onde a Caravana Mais Turismo passa, ela leva ao nosso trade condições de aprimoramento dos seus conhecimentos. Com isso, ganha a população local e os visitantes que serão bem recebidos”, destacou o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior.
Aluno do curso de informações turísticas da cidade de Morros, Lucas Coimbra afirma que é sempre importante adquirir conhecimentos para melhor atender os turistas e visitantes. “Gostei demais do curso adquiri bastante conhecimento e estou muito grato pela participação, consegui entender que precisamos atendê-los de forma adequada para que eles voltem”, afirmou.
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