- PUBLICIDADE -

Maranhão

Governo contabiliza mais de 6 mil atendimentos com Saúde na Praça no Monte Castelo e no Parque São João Paulo II

Publicados

em

5ª edição do Saúde na Praça, no Parque João Paulo II, em São Luís, teve como foco os atendimentos oftalmológicos (Foto: Laécio Fontenele)
5ª edição do Saúde na Praça, no Parque João Paulo II, em São Luís, teve como foco os atendimentos oftalmológicos (Foto: Laécio Fontenele)

O Governo do Estado realizou, na última semana, duas edições do Programa Saúde na Praça: uma com foco na Saúde Mental e outra na área de Oftalmologia. Na sexta-feira (8), a ação aconteceu no Monte Castelo e, no sábado (9), os atendimentos foram levados para o Parque São João Paulo II, na região central de São Luís. Somadas, as duas ações contabilizaram mais de 6 mil atendimentos.

Na Praça Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo, foram registrados 637 atendimentos em diversos serviços, como consultas psiquiátricas e atendimento psicológico. A ação, focada nos cuidados à saúde mental, ofereceu também aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, exame preventivo, vacinação e avaliação nutricional. Também houve triagem para cirurgias nas áreas de Ginecologia, Geral e Urologia.

A gerente de vendas Maria Benedita Ribeiro Fonseca, de 36 anos, aproveitou a ação e já saiu com a cirurgia marcada. “Preciso retirar um mioma e fazer uma laqueadura. Fiquei sabendo dessa ação e vim. O atendimento foi rápido. O médico me encaminhou para o Hospital Aquiles Lisboa e, agora, eu creio que vou operar”, disse Maria Benedita.

Leia Também:  Maranhão integra ConsolidaSisan para troca de experiências em Segurança Alimentar

No sábado (9), a 5ª edição do Saúde na Praça teve como foco os atendimentos oftalmológicos, direcionados para cirurgias de catarata, pterígio e retina. A ação aconteceu no Parque João Paulo II, mais conhecido como Papódromo, na região central de São Luís.

O senhor João Batista Marques, 70 anos, e foi a primeira pessoa a ser atendida. Com os exames prontos, ele voltou pra casa com a cirurgia agendada. “Preciso operar de catarata e deu tudo certo. E já tá tudo marcadinho, tudo no jeito. O atendimento foi excelente, foi de primeira qualidade. Gostei muito e estou indo feliz da vida para casa”, elogiou o idoso.

Os pacientes passaram por avaliação do oftalmologista e fizeram exames como fundoscopia, escavação, mapeamento de retina, microscopia e biometria para conclusão de diagnóstico, contabilizando 5.388 procedimentos.

5ª edição do Saúde na Praça, no Parque João Paulo II, em São Luís, teve como foco os atendimentos oftalmológicos (Foto: Laécio Fontenele)

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande comentou que o Saúde na Praça já está mais que consolidado como instrumento de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

“O Governo do Estado tem feito um esforço grande para reduzir a espera por cirurgias. O nosso objetivo é fazer com que essas pessoas sejam atendidas o mais rápido possível, usando a estrutura de um programa que tem se consolidado neste segundo semestre, que é o Saúde na Praça. Se houver necessidade, vamos fazer outras ações”, frisou Marcos Grande.

Leia Também:  Moradores agradecem Governo do Estado por obras na RO-383 que interliga Alta Floresta ao distrito de Nova Gease

O Programa Saúde na Praça é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde e foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Nas cinco edições já realizadas, foram registrados 17.214 atendimentos.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=321997">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA