InícioMaranhãoGoverno contabiliza cerca de 650 mil atendimentos em seis anos na Maternidade...

Governo contabiliza cerca de 650 mil atendimentos em seis anos na Maternidade Nossa Senhora da Penha

Daniele Cabral Pinto, grávida de 31 semanas (Foto: Divulgação)

A Maternidade Nossa Senhora da Penha comemora, neste sábado (25), seis anos de atendimento. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, contabilizou 649.114 atendimentos, fortalecendo a assistência materno-infantil e se consolidando como referência em atendimento humanizado a gestantes e puérperas de risco habitual, com oferta de pré-natal e assistência ao parto, além de outros serviços.

“A Maternidade Nossa Senhora da Penha desempenha papel relevante quando o assunto é humanizar aquele que pode ser o momento mais marcante para uma mulher e sua família. Nestes seis anos de atendimento, é gratificante ver os avanços conquistados na unidade, que acolhe as gestantes com cuidado e amor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Em seis anos de funcionamento, o equipamento, que fica localizado no bairro do Anjo da Guarda, realizou 649.114 atendimentos entre cirurgias, consultas, internações, diagnóstico de triagem neonatal e planejamento familiar. Desse total de assistências, 229.768 foram de serviços feitos de janeiro de 2020 até a primeira quinzena de setembro deste ano. De partos feitos foram 8.907 no total, sendo 3.668 Cesárias e 5.239 Normais. 

A diretora geral da maternidade, Kellma Lucena, ressalta que a unidade visa oferecer um atendimento digno às mulheres. “Isso inclui o seu acompanhante, conforme a escolha da própria paciente. Das boas práticas, buscamos sempre oferecer o máximo de conforto possível. Para a mãe, um espaço reservado com aquilo que for de desejo dela, e para o bebê, a oferta de todos os testes neonatais e vacinas, além da certidão de nascimento, direito assegurado e cumprido pelo Governo do Estado para toda criança que nasce aqui”, destacou. 

Grávida de 31 semanas, Daniele Cabral Pinto, de 25 anos, é moradora do bairro do Anjo da Guarda e classifica o atendimento que recebe como excelente. “Eu já faço os meus pré-natais aqui de outras gerações de filhos meus. Pretendo ter o meu bebê aqui, porque é uma maternidade muito acolhedora e só tenho a agradecer pelo bom atendimento que recebo”, afirmou. 

Além de pré-natal, parto e consultas, a Maternidade Nossa Senhora da Penha oferta serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. A unidade também garante serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho). 

Pandemia

Com a pandemia, diversas medidas começaram a ser adotadas desde março de 2020, como forma de resguardar os pacientes que precisavam manter a assistência hospitalar. Para isso, a maternidade montou um fluxo e toda paciente com sintomas de síndrome gripal é prontamente transferida para a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, unidade de referência para a Covid-19, a fim de serem submetidas à avaliação específica. 

Em caso de suspeita para a Covid-19, a paciente em trabalho de parto era direcionada para um leito de isolamento, o parto era realizado e, após estabilização, era realizado encaminhamento para unidade referência onde eram feitas as avaliações, testagem e exames a fim de ser feito o devido acompanhamento necessário.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=320292">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA