InícioMaranhãoGoverno abre a 3º Semana Estadual da Juventude com a presença do...

Governo abre a 3º Semana Estadual da Juventude com a presença do Padre Júlio Lancellotti


Abertura da 3º Semana Estadual da Juventude (Reprodução)

“Às Juventude e suas faces: Um convite para a esperança” é tema da 3º Semana Estadual da Juventude, realizada pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), com início nesta segunda-feira (9). A semana tem como objetivo fomentar o debate sobre as políticas públicas para os jovens maranhenses na atual conjuntura.

A Semana Estadual da Juventude do Maranhão foi instituída através da Lei 11.082, sancionada no dia 24 de julho de 2019, de autoria da deputada estadual Daniella Tema. A ideia é ampliar o diálogo com as diversas juventudes do estado, para além de estimular o debate acerca das políticas públicas para os jovens, por meio de uma semana de atividades marcada pelo Dia Internacional da Juventude, comemorada no dia 12 de agosto.

Este ano o evento segue em seu formato virtual, abrindo espaço para temas de grande importância para a juventude maranhense: perspectivas juvenis, oportunidades de empregos, direitos e deveres, protagonismo das meninas e o uso do esporte como ferramenta de transformação de vidas. A mesa de abertura contou com a participação da deputada estadual Daniella Tema; o representante de movimentos populares, Padre Júlio Lancellotti; o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves e a secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira. 

A abertura das atividades foi marcada pela presença do Padre Júlio Lancellotti, teólogo, pedagogo e ativista pelos direitos humanos na cidade de São Paulo. Ele expressou esperança sobre a juventude brasileira. “O que nós esperamos de todos esses jovens é que lutem, que persistam, enfrentando as estruturas arcaicas, estruturas tirânicas de poder, o neofascismo que criminalizam a juventude, os pobres, negros, indígenas, o povo que sofre”, declarou o padre.

A deputada estadual Daniella Tema ressaltou a sua felicidade e honra em ter sido autora da Lei que instituiu a Semana Estadual da Juventude no calendário maranhense e destacou a importância da sua execução.

“Trata-se de um painel importante, que tem como objetivo discutir e colocar em prática políticas públicas que possam viabilizar condições e perspectivas aos nossos jovens. Parabenizo os secretários estaduais Tatiana Pereira e Francisco Gonçalves por colocarem a Lei em pleno funcionamento por meio dos trabalhos executados pelas Secretarias da Juventude e de Direitos Humanos e Participação Popular. Na Assembleia Legislativa, o nosso esforço é em defesa da justiça social e o nosso mandato segue sendo pautado por meio do diálogo permanente com a juventude”, disse Daniella Tema.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular Francisco Gonçalves falou a respeito dos desafios enfrentados pelos jovens nos últimos tempos e sobre o acesso às políticas públicas que garantem qualidade de vida.

“A Semana Estadual da Juventude traz esse ano como tema ‘um convite à esperança’, ou seja, não se trata de um debate simples, é um chamado para um grande desafio, o desafio de se mobilizar para garantir o acesso à educação digna, ao trabalho e à renda, à saúde e também à vida, um chamado para reconstruir o Brasil, o que exige ampla mobilização da juventude”, falou Francisco Gonçalves.

A secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira declarou que a Semana é um espaço plural, que se constrói junto, e onde se ouve as juventudes. Ela também enfatizou a realização do evento em formato virtual, devido à pandemia.

“Hoje a juventude está na Internet, então a gente está indo aonde a juventude está, e a semana tem um tom muito legal porque ela está falando de esperança, do protagonismo das mulheres, da atuação dos jovens influenciadores, jovens esportistas; a semana está com várias faces que a juventude do Maranhão se apresenta”, disse Tatiana.

“Isso, para a gente, é muito significativo, e no encerramento nós iremos ter uma grande entrega que é a assinatura do Decreto do Governo do Maranhão, pelo governador Flávio Dino, de instituição do Plano Estadual da Juventude, que representa muito pro Maranhão e representa um importante avanço das políticas de juventude do Estado”, enfatizou a secretária.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315220">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA