InícioMaranhãoGovernador Flávio Dino recebe entidades empresariais para tratar de projeto de integridade

Governador Flávio Dino recebe entidades empresariais para tratar de projeto de integridade

Governador Flávio Dino recebe entidades empresariais (Foto: Brunno Carvalho)
Governador Flávio Dino recebe entidades empresariais (Foto: Brunno Carvalho)

Em encontro nesta segunda-feira (26) no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino recebeu representantes de entidades empresariais para tratar sobre integridade e transparência em licitações, compras e outros processos. A categoria apresentou ao governador as diretrizes do Projeto Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção. O projeto já é executado na gestão pública e será implantado também na gestão privada. 

“A parceria poder público e empresariado é muito importante e só há ganhos dos dois lados. A empresa que tiver com o programa implantado só tem a ganhar, assim como o poder público, no momento da licitação. Começamos a fomentar junto às empresas e fazer um trabalho realmente conjunto. O programa de integridade trabalha a prevenção à corrupção. Já temos o programa de integridade na área pública e nos trouxeram agora, projeto voltado para a área empresarial”, explica a secretária de Estado de Transparência e Controle (STC), Lílian Guimarães.

O projeto se justifica pela Lei nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção, em vigor desde 29 de janeiro de 2014. A norma prevê responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas, pela prática de atos ilícitos contra a administração pública. Surgiu para as empresas brasileiras o dever de implantar mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e de incentivo a denúncias de irregularidades. Além destes, a lei prevê a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta.

“Encontro muito oportuno, em que o governador entendeu esse programa de ética e integridade empresarial. Vamos evoluir nos apoios, pois, o Governo do Estado, que se faz presente por meio da EMAP, contribui ainda com a Secretária de Transparência e Controle. Vamos trabalhar as empresas fornecedoras do serviço público sobre como fazer esse processo de forma íntegra. E para tanto, precisamos chegar aos municípios e o faremos com os apoios”, avaliou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho de Sousa. 

“Trouxemos ao governador Flávio Dino um projeto de lei para que tenhamos transparência e integridade. Isso que queremos que as empresas tenham na hora de comprar, principalmente com os municípios. Com este projeto, poderemos fazer isso em âmbito geral, em todo o Maranhão”, frisou o procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau. O projeto Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção pretende implementar ações para incentivar as empresas maranhenses a implantarem ou aperfeiçoarem seus programas de integridade.

Os objetivos são de prevenção da corrupção; valorização de condutas éticas nas relações com o poder público, com o setor privado e até como os clientes em geral; permitir a construção de um ambiente empresarial saudável; valorizar a livre concorrência, inclusive com ganho de eficiência e de credibilidade; incentivar uma competição corporativa mais justa; e reduzir riscos das empresas sofrerem sanções pelo poder público por descumprimento de normas.

A proposta foi entregue ao Governo e está em análise, para verificar como se dará a aplicação nos municípios. Lançado dia 24 de junho, o projeto tem entre os objetivos a alteração legislativa, a fim de que se preveja prazo às empresas, a partir da assinatura do contrato respectivo com o Governo, para implantação de programas de integridade. O público-alvo são empresários, agentes responsáveis por compras públicas e pela execução de contratos e público em geral. As minutas serão encaminhadas a prefeitos e vereadores. 

Participaram ainda da reunião, o promotor de Justiça da Trigésima Quarta Promotoria de Justiça Especializada e gestor do Projeto Ética e Integridade Empresarial, Marco Aurélio Batista Barros; a chefe da Controladoria Geral da União no Maranhão, Leylane Maria da Silva; e o diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=313281">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA