- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioMaranhãoGovernador Flávio Dino entrega Restaurante Popular em Caxias

Governador Flávio Dino entrega Restaurante Popular em Caxias

Restaurante Popular em Caxias amplia o número de equipamentos para combater a insegurança alimentar (Foto: Nael Reis)

O governador Flávio Dino inaugurou uma unidade do Restaurante Popular no município de Caxias, em evento nesta segunda-feira (22). O equipamento fortalecerá a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. A entrega dá prosseguimento ao plano do Governo do Estado, na ampliação do número de Restaurantes Populares no Maranhão – a maior rede do país. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

“O Restaurante Popular é para a população. Qualquer pessoa pode chegar ao local e com R$ 1 ter acesso à refeição, que pode ser consumida no próprio restaurante ou ser levada. Uma rede que está em todo Maranhão, é referência e a maior rede desses equipamentos no país. A preocupação do Governo é justamente levar mais qualidade de vida para as pessoas, por meio da refeição a preço acessível, com ações paralelas diversas, na compra dos produtos da agricultura familiar e, assim, estimulando a produção local e, também, garantindo a segurança alimentar”, pontuou a coordenadora estadual da rede de Restaurantes Populares do Mais IDH, Marijôse Santos.

O Restaurante Popular de Caxias vai oferecer diariamente 1,5 mil refeições, sendo 1.000 no almoço e 500 no jantar, ao valor de R$ 1, conforme decreto do governador Flávio Dino. As unidades atendem a partir das 11h, para almoço; e às 17h, para jantar. Cada pessoa pode ter acesso a até duas refeições por compra. Com mais esse equipamento, o Maranhão passa a contar com 60 Restaurantes Populares – antes de 2015 eram apenas seis.

O aposentado José Luiz Costa elogiou o Restaurante Popular e observou o valor simbólico. “A comida é boa, é realmente de qualidade. O preço, esse é muito barato. Não tem como ninguém reclamar. É um valor que qualquer pessoa que tenha necessidade vai ter e vai conseguir pagar. Eu gosto de comer aqui, vou vir sempre. O atendimento é bom e a comida é realmente boa e de qualidade”, enfatizou.

Para o estudante de Nutrição, William Serrão, as refeições do Restaurante Popular seguem todos os critérios nutricionais necessários. “É bastante variada, diversificada e em uma quantidade que alimenta satisfatoriamente, levando os nutrientes necessários às pessoas, nesse horário do almoço, principalmente, que é uma das refeições mais importantes do dia”, avaliou.

Por ser uma cidade polo, que recebe moradores de toda a região, com o Restaurante Popular, as despesas de alimentação não serão mais problema para o segmento da população que mais necessita. A unidade oferecerá alimentação de qualidade a um preço bastante acessível, pensando no bem-estar daqueles que mais precisam. O Restaurante Popular é um espaço de cidadania e participação social, com a articulação e contribuição de diferentes setores do governo.

O público prioritariamente atendido compreende pessoas mais vulneráveis socialmente, em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além do fornecimento diário de refeições, são oferecidos os serviços de avaliação e orientação nutricional, palestras de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e oficinas de Educação Alimentar e Nutricional.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=325624">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA