InícioMaranhãoGovernador Flávio Dino condecora personalidades maranhenses com medalha da Ordem dos Timbiras

Governador Flávio Dino condecora personalidades maranhenses com medalha da Ordem dos Timbiras

As comendas foram entregues em homenagem pelos relevantes serviços prestados à população maranhense (Foto: Brunno Carvalho)
Comendas retribuem os serviços prestados à população maranhense (Foto: Brunno Carvalho)

Em solenidade, nesta sexta-feira (19), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino entregou medalhas da Ordem dos Timbiras, no grau Comendador, a diversos homenageados. A comenda é destinada aos que se destacaram pelos relevantes serviços prestados no bem-estar da população.

Receberam medalhas a professora Maria de Lourdes Siqueira, que integra o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa; o professor doutor Carlos Benedito Rodrigues da Silva; a mestra da cultura popular e fundadora do Terreiro Fé em Deus, no Sacavém, Elzita Vieira Martins Coelho; e a pedagoga, especialista em cultura afro-brasileira, e a ex-representante da Fundação Cultural Palmares, Ana Amélia Campos Mafra.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra e em cumprimento ao Estatuto da Igualdade Racial, lei estadual aprovada durante o atual governo, Flávio Dino, que é o Grão-mestre da Ordem dos Timbiras, entregou faixa e broche aos contemplados.

“Fizemos isso, hoje, dando cumprimento à uma lei estadual, que é o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado no nosso governo, que prevê, uma vez por ano, essas homenagens. Nós fizemos hoje a homenagem ao Carlão, à Ana Amélia, à Mãe Euzita e à Lurdinha Siqueira, homenageando junto com eles, de modo simbólico, todos aqueles e aquelas que lutam pela educação, cultura, direitos, desenvolvimento, pela produção, dignidade, e que lutam contra o racismo todos os dias no Maranhão”, disse o governador.

Professor Carlão foi um dos homenageados (Foto: Brunno Carvalho)

O professor doutor, Carlos Benedito Rodrigues da Silva, mais conhecido como ‘Professor Carlão’, ressalta que a homenagem representa o acolhimento do Estado e o reconhecimento da sua trajetória.

“É uma honra, representa um reconhecimento, uma trajetória de trabalho, de lutas em defesa da democracia, em defesa da liberdade, contra o racismo que nos adoece. É muito importante e, acima de tudo, estar em um Estado que me acolheu e onde eu desenvolvi toda a minha trajetória profissional”, disse o professor.

A professora Maria de Lourdes Siqueira, também homenageada, afirma ser este um momento que reúne instâncias que a constituem como cidadã.

A solenidade contou com a presença dos movimentos sociais (Foto: Brunno Carvalho)

“É uma das maiores alegrias da minha vida. Eu estou reunindo as instâncias que, fundamentalmente, me constituem, que é o governo do meu Estado e a militância do movimento negro. Me constituem quanto a minha história, minha etnia, cultura, tradição e minha religião”, afirmou a professora.

A concessão da medalha Ordem dos Timbiras é regulamentada pelo Decreto nº 10.346, de 30 de janeiro de 1987. Na solenidade, estarão presentes secretários de Governo, autoridades políticas e demais convidados.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=325437">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA