
Durante a manhã desta sexta-feira (13), a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), representando o Governo do Maranhão, realizou um café da manhã em celebração à entrega de fardamentos para estagiários do programa Trabalho Jovem de Imperatriz.
Nesta quinta-feira (12), foi realizado um encontro dos empresários de Imperatriz, que participam do Programa Trabalho Jovem, com representantes da Seinc. Na sexta-feira (13), além da entrega do fardamento para os 120 participantes do programa, o evento realizou um diálogo da Seinc com os estagiários, conduzido pelo secretário Simplício Araújo.
“Os 120 jovens estão tendo a oportunidade do primeiro emprego ou de estágio social em Imperatriz. Tive a oportunidade de estar dialogando com eles, ouvindo suas impressões, sugestões e agradecimentos para alinhar diretamente com o governador Flávio Dino e aplicar novas diretrizes por meio da nossa equipe da Seinc”, pontuou Simplício Araújo.
Para Raphaele Campos Barcelos, supervisora da Unidade São Luís do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) – centro parceiro do Trabalho Jovem na contratação dos estudantes para estágio -, a parceria com a Seinc tem sido efetiva em impulsionar o crescimento da economia.
“É um enorme prazer para o CIEE poder atuar em conjunto com a Seinc nesse programa que traz empregabilidade aos jovens, principalmente nesse cenário que nos encontramos hoje. Os jovens ganham novas perspectivas e circulam renda nos municípios do Estado, fazendo a economia crescer. Além disso, o programa diminui a evasão escolar, pois os estagiários precisam manter o vínculo com as instituições de ensino. Parabenizamos o Governo do Maranhão e o secretário Simplício Araújo pela iniciativa única em todo o território nacional”, comentou a supervisora.
O empresário Sidney Pantoja, dono da Dismal, destacou a atuação dos estagiários do Trabalho Jovem em sua empresa, que trouxeram inovação e novos conhecimentos ao cotidiano dos funcionários.
“Estes jovens nos mostraram novos conhecimentos, nos apresentando novas ferramentas e acesso a novas tecnologias, que é do dia a dia deles. O programa nos encoraja a trabalhar com estes jovens, com grandes possibilidades de contratação. Eles estão vivendo a cultura empresarial do nosso serviço”, comentou.
Estágio no Trabalho Jovem
A oportunidade dada pelo programa Trabalho Jovem foi bastante elogiada pelos jovens de Imperatriz. A estudante de arquitetura e estagiária na Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), Larissa Novais, parabenizou pela chance de poder crescer profissionalmente.
“Tem sido um período gratificante. Aprender isso na prática tem sido muito importante, por poder executar tudo aquilo que aprendemos apenas de forma teórica. Com o Trabalho Jovem, estou vendo outro lado da arquitetura. É uma oportunidade única”, disse a estudante.
Mesmo sentimento compartilhado pelo também estudante Jorge Cunha, que faz o curso de Engenharia Civil e estagia em Imperatriz. “Aprender a lidar com situações diversas e trabalhar com as pessoas é tão importante quanto saber executar o projeto. É importante saber como construir essas relações. E o Trabalho Jovem vai mudar minha vida, porquê já tem me ensinado a como se trabalhar com grandes obras. Não consigo nem mensurar esse aprendizado”, concluiu.
Trabalho Jovem
Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos e disponibilizou 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.
O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).
Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315767">>