Maranhão

Estudantes de Educação Integral do Maranhão participam de avaliação diagnóstica

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Avaliação será realizada por meio de uma plataforma digital (Foto: Divulgação)

Estudantes da 1ª série do ensino médio de escolas da Rede Integral de Ensino do Maranhão participam, até o dia 24, de Avaliação Diagnóstica, com intuito de identificar a aprendizagem e apontar ações que deverão ser executadas no primeiro semestre de 2021. Essa é a primeira etapa da aplicação, realizada em 31 Centros Educa Mais e 19 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Realizada em plataforma digital, a Avaliação contempla 20 itens, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, a partir da seleção e análise da equipe da Frente de Avaliação de Desempenho Educacional da Rede Integral e profissionais da área. 

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no terceiro dia de aplicação, mais de 2.300 estudantes da 1ª série já haviam realizado a avaliação, a partir de link disponibilizado para as equipes gestoras. Até essa quarta-feira (17), escolas como o Centro Educa Mais Joselia Almeida Ramos (em São João dos Patos), UP Coroatá e UP Timon, já alcançaram mais de 90% dos estudantes matriculados. A segunda etapa será aplicada no mês de março para as escolas contempladas no Edital 01/2021.

A estudante Luana Gabrielly Carvalho está ingressando no IEMA UP Timon. Para ela, a avaliação foi importante para verificar sua aprendizagem e conhecimentos adquiridos. “Foi uma prova muito boa. Serviu para eu relembrar conteúdos que já havia estudado. Achei muito interessante porque contribuiu tanto para o aluno quanto para o professor”, disse. 

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Cibele Noleto Freitas, estudante do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos, em São João dos Patos, também participou da Avaliação Diagnóstica. “Estou bastante empolgada por ter iniciado meu ensino médio em uma escola em tempo integral. Achei bastante interessante ter iniciado nossas atividades com avaliação diagnóstica, pois entendi a real importância que ela tem para a gente. Através dela, veremos nossos pontos fracos e fortes em quesito de conhecimentos e, a partir daí, os professores irão planejar as aulas que precisamos”, disse. 

Escolas participantes da primeira aplicação:

Centro Educa Mais: Lourenco Antonio Galletti – Açailândia; Professor Aquiles Batista Vieira – Alcântara; Sertão Maranhense – Carolina; Aluísio Azevedo – Caxias; Albert Einstein – Coelho Neto; Maria José Macedo Costa – Colinas; Hermano José Leopoldino Filho – Coroatá; Ana Isabel Tavares – Dom Pedro; Domingos Vieira Filho – Paço do Lumiar; Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto – Paço do Lumiar; Antônio Reinaldo Porto – Passagem Franca; Professor Ribamar Torres – Pastos Bons; Olindina Nunes Freire – Pedreiras; Dom Ungarelli – Pinheiro;  Deputado Remy Soares – Presidente Dutra; Raimundo João Saldanha – Rosário;  Newton Bello – Santa Helena; Poeta Antônio José – Santa Inês; José Mariano Muniz – Santa Luzia; Kiola Costa – São Bento; Josélia Almeida Ramos – São João dos Patos; Cidade de São José de Ribamar – São José de Ribamar; Ribeiro do Amaral – Paço do Lumiar; Salustiano Trindade – São José de Ribamar; Força Aérea Brasileira e Júlio de Mesquita Filho, ambos em São Luís; Anna Bernardes e Jacira de Oliveira e Silva, ambos em Timon; Estado do Maranhão – Tuntum; Estado do Espírito Santo – Vitória do Mearim; e Nelson Serejo de Carvalho – Zé Doca.

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IEMAS – Unidades Plenas de: Amarante do Maranhão, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Brejo, Codó, Coroatá, Cururupu, Dom Hamleto de Angelis (Viana), Matões, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, Rio Anil, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São José de Ribamar, São Vicente Ferrer, Timon e Vargem Grande.

Fonte: Governo MA

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