InícioMaranhãoEscolas públicas maranhenses realizam Avaliação de Fluência em leitura

Escolas públicas maranhenses realizam Avaliação de Fluência em leitura

Aluna da UI Governador José Murad participa da Avalição de Fluência na escola. (Fotos: Antônio Martins)

De forma inédita, escolas públicas maranhenses estão realizando desde o dia 3 de setembro, a Avaliação de Fluência em leitura, destinada a mais de 90 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas dos 217 municípios maranhenses. A avaliação testará a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto. Entre os objetivos específicos da ação está o de conhecer os diferentes perfis de leitores, bem como algumas estratégias para a melhoria das práticas pedagógicas de leitura.

Em São Luís, diversas escolas já iniciaram o processo avaliativo, entre essas escolas estão duas escolas da rede pública estadual: a Unidade Integrada Governador José Murad e o Centro de Ensino Fundamental Bilíngue Integral do Maranhão, que realizaram a avaliação nesta sexta-feira (10), com mais 50% dos estudantes presentes. Para a gestora geral da UI Governador José Murad, Glória Rosane, a Avaliação de Fluência ajudará no desenvolvimento de ações para transformar a vida dos estudantes.

Aluna participa da Avaliação de Fluência no IEMA Bilíngue. (Fotos: Antônio Martins)

“A Avaliação de Fluência em leitura é importante para a vida escolar de cada um de nossos alunos, porque tem como objetivo aferir o seu desempenho, por meio da leitura de palavras e textos. Com esses resultados da avaliação, iremos desenvolver ações para melhorar o nível de leitura e escrita desse aluno, para que ele tenha uma leitura fluente e esses fatores são significativos para o seu futuro e para toda a sua vida. A ação é muito boa e merece o nosso reconhecimento”, destacou.

A professora do 2º ano do Ensino Fundamental da UI Governador José Murad destacou a importância dos processos avaliativos para melhorar a educação no estado. Inicialmente tivemos as avaliações do SEAMA, começamos com provas das disciplinas Português, com provas objetivas; e Matemática, abordando raciocínio lógico. Esta semana iniciamos com a Avaliação de Fluência para observar o nível de leitura em que o nosso aluno se encontra, para diagnosticar, avaliar o aluno e, consequentemente, planejar novas estratégias de ensino, a partir desse diagnóstico”, expressou. 

IEMA Bilíngue realizou Avaliação de Fluência nesta sexta-feira (10). (Fotos: Antônio Martins)

A Avaliação de Fluência tem como objetivo realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que estarão envolvidos, direta ou indiretamente, com a avaliação no estado e municípios, além de servir como possibilidade de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.

No Centro de Ensino Fundamental Bilíngue Integral do Maranhão, 70 alunos participaram da Avaliação de Fluência em Leitura. A gestora geral, Ingrid Costa, falou dos processos avaliativos que estão acontecendo na escola e destacou que a avaliação apontará caminhos para minimizar os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus. 

Aluno participa da Avaliação de Fluência em leitura no IEMA Bilíngue. (Fotos: Antônio Martins)

“Realizamos duas avaliações importantíssimas hoje na escola. De manhã, aconteceu a Avaliação de Fluência em leitura e à tarde fizemos a avaliação do SEAMA nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações são importantes, neste momento, principalmente, porque as crianças estavam fora da sala de aula e a gente quer um diagnóstico mais preciso para saber onde a gente tem que intervir e minimizar qualquer prejuízo que tenha sido causado pela pandemia”, ressaltou.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=318694">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA